Inveja E Dignidade Levantam O Preguiçoso Do Sofá

laitman_543_01Pergunta: Como podemos esclarecer o nosso desejo de conexão com o grupo de uma forma cada vez mais precisa?

Resposta: O desejo em si não será esclarecido, exceto através do meu esforço. Eu devo constantemente me curvar e olhar debaixo dos meus pés, tentando encontrar desejos adicionais, deficiências e problemas. Esse é um processo desagradável, desconfortável, porque é dirigido contra o meu ego.

Uma pessoa é construída fisiologicamente dessa forma para que, egoisticamente, anseie por conforto e satisfação. Os hormônios que causam alegria e felicidade se propagam pelo corpo enquanto eu me deito no sofá, assisto algum filme bobo, mas agradável, e como alguma coisa doce e saborosa. Nesse estado, há a emissão máxima do hormônio da alegria.

Se nós buscamos possibilidades para avançar no caminho de Achishena (“eu vou apressá-lo”), precisamos estar num estado completamente oposto. Eu não posso me deitar, mas devo trabalhar, alcançar e adquirir deficiências adicionais. Eu devo esclarecer o que mais me falta. Eu estou constantemente procurando deficiências como se estivesse à procura de coisas desagradáveis, e isso funciona.

Como eu posso tornar esse trabalho mais fácil para mim e não fugir dele? Afinal de contas, o corpo sempre irá resistir a ele. Por isso, eu devo ir junto com o grupo. Se eu assumo obrigações dentro do grupo e nós trabalhamos juntos, eu posso de alguma forma lutar contra mim mesmo e fazer isso. Caso contrário, não posso.

Portanto, se você quiser reduzir o tempo e torná-lo mais útil e benéfico, avançando de forma fácil e agradável, você precisa puxar e obrigar seu corpo a trabalhar duro e de uma forma desagradável em vez de ficar deitado no sofá e desfrutar a ociosidade. Você pode fazer isso jogando com seus sentimentos naturais de vergonha, inveja e honra, ou seja, usar os incentivos inerentes ao ser humano e não o nível animal.

Um animal se deita no sofá, mas para me conectar com os outros, eu preciso de motivos humanos, não bestiais, ou seja, inveja, luxúria (cobiça) e honra que me fazem saltar do sofá. Nós temos que nos organizar num grupo em tal sistema. Se não, nós simplesmente estamos perdendo tempo por nada, sem alcançar e ganhar nada.

Nós devemos estar de alguma forma conectados à vida do grupo mundial. Se não houver um grupo local, pelo menos entre em contato conosco e receba algumas tarefas. Esteja conectado aos departamentos que temos aqui. Caso contrário, você não vai nem perceber como o seu corpo bestial sempre vai atrair você para algo confortável e fácil. Você sempre será satisfeito, e vai parecer que está tudo ok para você, mas o avanço será nulo.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 10/02/14O Livro do Zohar