Por Que As Pessoas Cometem Erros?

Dr. Michael LaitmanTorá, “Números”, 22:28: Então o Senhor abriu a boca da jumenta, e ela disse a Balaão: “Que foi que eu lhe fiz, para você bater em mim três vezes?”

A palavra “jumenta” (burra), como a palavra “burro” (Hamor), vem da palavra hebraica “Homer” – matéria, e se refere à natureza egoísta de uma pessoa. O Criador opera como a força vital direta sobre os níveis inanimado, vegetal e animal da natureza, de modo que não se opõe a isso. Mas, no momento em que a jumenta começa a falar, ela é elevada ao nível humano, o nível do próprio Balaão.

Em comparação com os outros níveis, é possível cometer erros no nível humano, porque o Criador está oculto. O Criador não está oculto da natureza em si, e de fato as leis que são reveladas na matéria são a revelação direta do Criador.

As perguntas, dúvidas e especulações chegam ao nível humano, e assim a pessoa comete erros e se corrige e, depois, comete erros novamente, e se corrige de novo.

A jumenta representa a matéria em todos os níveis da vida; ela representa a natureza, que é controlada por forças positivas e negativas que estão instintivamente equilibradas, dirigidas às ações esclarecedoras de acordo com a lei da natureza.

No nível humano existem dúvidas e problemas que devem ser resolvidos. Essa é a razão da jumenta ser muito mais esperta do que Balaão, porque o Criador é revelado no nível animal que ela se encontra, enquanto Ele está oculto no nível falante e não é revelado.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 12/08/15