O Renascimento Da Antiga Sabedoria

Laitman_115_04Pergunta: Qual é o destino da nação de Israel, que está passando por tempos difíceis agora?

Resposta: Se a nação de Israel quiser sobreviver, ela deve implementar o método de salvação que tem e passá-lo ao resto do mundo. Em seu tempo, Abraão descobriu este método de unidade integral de toda a humanidade.

Abraão, sendo um sacerdote na antiga Babilônia, dedicava-se à educação ideológica do povo. De repente, ele percebeu que as pessoas haviam se tornado muito egoístas, hostis e intolerantes entre si. Ele começou a estudar o que estava acontecendo com seu povo e percebeu que o egoísmo foi crescendo. Ele descreveu o método de lidar com o egoísmo em seu livro, O Livro da Criação.

O egoísmo é a força natural da natureza. É dito que o Criador criou a inclinação ao mal, mas, ao mesmo tempo, deu ao homem a oportunidade de extrair a força de bondade que está escondida na natureza.

Em outras palavras, o nosso mundo existe apenas no mal, mas, se quisermos, podemos equilibrá-lo com a força do bem que está escondida na natureza. Isto é conseguido através da conexão e unidade entre nós. Quanto mais nós nos esforçamos para se aproximar um do outro, apesar do nosso egoísmo, mais as conexões estabelecidas entre nós irão revelar a força do bem e equilibrar a força do mal.

Na verdade, esse equilíbrio é o que precisamos para existir. Esse método é chamado de sabedoria da Cabalá. Abraão descobriu e começou a ensiná-la a seus alunos e, assim, a nação de Israel nasceu a partir desse grupo e viveu na unidade por mais de 1.500 anos, mantendo o princípio de “Ame o seu próximo como a si mesmo”, e, depois, caiu desse nível para o ódio infundado. Ela tem estado no exílio desde então.

Mas o método de unidade permaneceu. Está na sabedoria da Cabalá, embora as pessoas nem sabiam. Por muitos anos, a sabedoria da Cabalá foi considerada uma sabedoria secreta que estava escondida porque ninguém tinha necessidade dela. Hoje ela está voltando à vida, porque a humanidade alcançou um estado onde ela deve ser usada, não só pela nação de Israel, mas por todos os povos na terra.

Do Programa de Rádio “Eco de Moscou” 25/11/15