O Jumento de Balaão

Torá, “Números”, 22:20 – 22:22: Deus veio a Balaão, de noite, e disse-lhe: “Se estes homens vierem a chamar por você, levante-se e vá com eles, mas a palavra que eu disser a você – esta você deve fazer”. De manhã Balaão levantou-se, selou sua mula e partiu com os dignitários moabitas. A ira de Deus chamejava porque ele ia, e o anjo do Senhor postou-se na estrada para frustrá-lo, e ele ia montado na sua mula, e dois de seus servos estavam com ele.

“Hamor” (jumento) é da palavra “Homer” (substância), esta é a substância de toda a natureza e o jumento simboliza, sobretudo, a parte feminina chamada Nukva; estas são todas as deficiências, todos os desejos, e tudo o que está incluído em  nossa natureza egoísta.

Balaão usa todo o seu ego aqui e, portanto, as condições mais estritas, a Dinim (julgamentos), trabalharam contra ele, pois quando uma pessoa começa a usar o ego, ela aparentemente “anda no fio da navalha”.

“Deus veio a Balaão, de noite, e disse-lhe: “Se estes homens vierem a chamar por você, levante-se e vá com eles, mas a palavra que eu disser a você – esta você deve fazer”. (” Números”, 22:20), o que significa dizer, o Criador aparentemente disse a Balaão: Você usará o seu jumento, seu ego, mas você abençoará o trabalho do ego através de Minhas bênçãos. E tudo o que eu digo a você, ou seja, todas as intenções altruístas, serão envolvidas neste processo.

Vemos isto em todos os casos. Como, por exemplo, e Haman: primeiramente, lhe é dada a oportunidade de participar nas ações egoístas para construir uma forca, prepara-se um cavalo e vestes, e então, de repente, tudo muda!.

Mas Balaão sempre quis receber para si próprio.  Vemos isso no caso de Haman: primeiramente lhe é dada a oportunidade de participar com características egoístas, a construção de um laço, a preparação de um cavalo e as roupas de um rei para si mesmo, e depois disso, tudo muda repentinamente.

Isto é, quando utiliza-se o ego parece a pessoa que ela agora está indo para obter algo para si mesma e começa a receber o benefício. É assim que toda a humanidade pensa, mas, na verdade, ninguém beneficia-se disto, porque de acordo com o programa da criação, só é possível usar o egoísmo para avançar para o altruísmo.

[172770]

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 12/8 /15

Material Relacionado:

É Impossível Amaldiçoar Israel

Companheiro Leal Do Criador – Balaão

A Integração De Forças Opostas