O Criador, Um Campo De Bondade

Laitman_712_03Pergunta: Por que você fala sobre as forças superiores e não sobre Deus, se a sabedoria da Cabalá nos fala da Bíblia?

Resposta: A palavra “Criador” refere-se à força superior geral da natureza, que é chamada força superior, uma vez que está acima de tudo em seu poder, volume e tamanho. É a força da bondade, de dar e doar, que determina tudo e inclui toda a força da natureza.

Nós podemos descobrir, entender e alcançar essa força. Portanto, ela é chamada de Criador (Bore), que vem das palavras hebraicas “Bo – re” – “Venha e veja”. Nós não podemos entender o que a Torá fala, a menos que a revelemos, porque não se trata de fé.

Nós temos que aprender a ler a Torá porque ela é escrita numa linguagem muito precisa, concreta, mas secreta e alegórica. Portanto, ela não é um romance histórico, mas um código que só pode ser decifrado ao se estudar a sabedoria da Cabalá. O Livro do Zohar é o comentário sobre os Cinco Livros de Moisés (Torá). Nós podemos começar a entender O Livro do Zohar ao estudar a sabedoria da Cabalá e, assim, compreender a Torá.

Nós não usamos o nome de Deus de modo a não confundir os estudantes com associações que eles previamente imaginavam ser a força superior e pelo fato de que não há aparentemente um Deus à imagem do homem que está sentado lá em cima olhando para nós, vendo tudo e nos gerenciando. A força superior está dentro de nós, entre nós, preenchendo todo o espaço. Esse é o campo do qual falamos. Não é um campo corporal, mas espiritual, que está numa dimensão superior, um campo que contém e afeta tudo, um campo de bondade.

Da Lição de Cabalá em Russo 15/11/15