Justiça De Olhos Vendados

laitman_547_04Pergunta: O ex-primeiro-ministro, Ehud Olmert foi condenado a seis anos de prisão, mas após uma reconsideração da cláusula de suborno, a sentença foi reduzida para um ano e meio. Eles acreditam que Olmert embolsou 60.000 NIS, e não 500.000. Qual é a diferença se ele levou 500.000 ou 60.000?

Resposta: A verdade é que o roubo de um milhão de shekels ou um shekel é a mesma coisa, porque tanto isso e aquilo são chamados de roubo e um ladrão deve ser julgado de acordo com isso. O problema é que os olhos do nosso sistema de justiça são vendados; eles não querem olhar objetivamente para as pessoas que ocupam cargos importantes. Por alguma razão eles se relacionam com elas como crianças irresponsáveis ​​e não como criminosos.

Na verdade, Olmert deveria ter recebido 20 anos de prisão, porque o que ele fez nos anos em que serviu como prefeito de Jerusalém e nos anos em que atuou como o primeiro-ministro é vergonhoso e sujo. Seria necessário condená-lo não como uma pessoa comum que recebe 10 anos de prisão, mas como um ex-primeiro-ministro e dar-lhe 20 anos.

Quando se trata de pessoas de alto escalão, nossa justiça vai na direção oposta: “Você estava preso por roubo? Vamos diminuir sua sentença”. Em vez de seis anos, apenas um ano e meio. Isso significa que a sentença foi reduzida quatro vezes. Todos os crimes econômicos e éticos dos políticos recentemente descobertos levaram ao mesmo resultado. Mas por que deveria ser assim?

Se o sistema legal foi construído sobre penalidades para avisar os outros, é necessário fazer o contrário. Ele deve receber uma punição dupla porque, devido à sua posição, ele minou a reputação do governo e a confiança do povo no governo. Ele deve responder por tudo. Deve ser uma reprimenda pública. E, ao contrário, tudo é obscurecido, coberto, como se nada tivesse acontecido

Pergunta: Do ponto de vista da sabedoria da Cabalá, quem pode se tornar um líder e quem pode ser um juiz?

Resposta: Tanto um juiz como um líder devem ser pessoas totalmente puras. Como não existem pessoas assim, é pelo menos necessário que haja um sistema de influência da sociedade circundante que influenciará de forma decisiva e precisa a pureza de suas ações e tornará o roubo impossível. Tudo depende do ambiente, que deve manter as pessoas como essas no estado correto.

Em contraste com isso, no ambiente atual é o oposto; tudo é comprado, vendido, traído. É assim em todos os governos, não só no nosso.

Pergunta: Como deve ser um juiz?

Resposta: De acordo com a nossa orientação, do ponto de vista da sabedoria da Cabalá, um juiz está na posição mais alta, uma pessoa que é totalmente incorruptível, guiado apenas pelos mais elevados e verdadeiros critérios.

Um membro do governo deve servir apenas para o benefício do povo. As decisões tomadas por ele devem ser verificadas e aprovadas por todos. Há algumas decisões que devem ser aprovadas por unanimidade de acordo com todas as opiniões e correntes.

O estado que a nação e o povo estão hoje não pode existir. Nós precisamos mudar tudo urgentemente, caso contrário, isso se torna rotina. Hoje alguém é preso por roubo, outro amanhã; ontem ele estava na cadeia e agora é novamente o Ministro da Administração Interna. Isso significa que amanhã ele volta a ser o chefe do mesmo sistema que o mandou para a prisão. Isso é chamado de “A face da geração será como a face de um cão” (Mishna Sotah, 9:15).

Eu espero que, apesar de tudo, nós comecemos a corrigir a situação e isso será refletido em toda a sociedade.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 30/12/15