Esbranquiçar O Ponto Preto

laitman_423_02O crescimento humano no mundo espiritual é semelhante às fases da Lua, a renovação constante da Lua. A Lua simboliza Malchut, que em si é preta e não brilha, mas chega à correção através da Ohr Hozer (Luz de Retorno). A correção da Lua é chamada Kidush (Santificação), que é Kodesh (Santidade), o que significa que ela se eleva ao nível de Bina através do qual é esbranquiçada. Através das correções, o ponto preto se transforma num ponto branco a cada mês.

Hodesh (mês) simboliza Hidush (Inovação), e isso não significa necessariamente a duração de trinta dias. Mesmo depois disso é que o trabalho com o nosso Partzuf espiritual é dividido em Rosh, TochSof, cada um com dez Sefirot, de onde resultam exatamente trinta partes. Nesse meio tempo, nós podemos passar por renovações a cada momento, porque ainda não descobrimos os detalhes esclarecendo o nosso contato com o Criador em cada ponto.

Assim, a principal coisa agora é tentar construir a si mesmo como um Ubar (Feto) dentro do grupo. É preciso imaginar que o grupo tem a imagem do Criador que está em conexão e amor, e só eu devo me integrar com ele. Através do grupo, eu vou ser capaz de encontrar a força que vai me ajudar a me anular.

Eu devo me anular em relação a todos os acontecimentos da vida, mas isso não significa que não preciso fazer nada, como nós às vezes pensamos erradamente e nos sentamos sem se mover em alguma meditação, anulando-nos com respeito a algo superior. Anular-me mim significa anular meu egoísmo, não inação.

Especificamente, eu preciso realizar ações, e há muitas. Eu preciso lidar com todas as perturbações que ocultam de mim o “Não há outro além Dele”, e, como está escrito: “Você é bom e faz o bem” (Salmos 119:68). Eu preciso determinar além de todos os distúrbios que tudo vem do Criador, tanto eu e meu entorno.

Há apenas um ponto preto, a partir do qual eu faço um esclarecimento sobre mim e sobre o ambiente, que quer denegrir tudo do ponto de vista do meu egoísmo. É somente esse ponto preto que eu devo transformar em branco, entendendo que tudo vem por ordem do Criador, de acordo com Sua ordem, e é assim que se avança.

Se fizermos esforços como esses e ajudarmos uns aos outros, vamos chegar muito rapidamente ao estado de Ubar.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 16/02/14