Duas Ações Espirituais

laitman_545A Torá, “Números”, 22:18-22:19: Balaão, porém, respondeu aos conselheiros de Balaque: “… Agora, fiquem também vocês aqui esta noite, e eu descobrirei o que mais o Senhor tem para dizer-me”.

O que isso está falando é que não só o ego não se recusa a participar no processo de correção e limitar-se, mas também se inclui nesse processo e começa a trabalhar com a doação. Isso significa que o desejo de receber agora funciona como o desejo de doar, recebendo a fim de doar.

Pergunta: Mas por que Balaão diz, “Agora, você também, por favor permaneça aqui durante a noite, e eu sei que o Senhor vai continuar a falar comigo”.

Resposta: É porque essa não é uma ação direta pelo ego. Pelo contrário, o ego está começando a agir contra si mesmo. Há um estado de doação em prol da doação, que é a característica de Bina que é construída acima do egoísmo, e há um estado de recepção em prol da doação, que é o próximo nível que é construído em cooperação com o ego.

Pergunta: Segue-se que a primeira reação do ego é um Tzimtzum (restrição) completo, quando ele diz: “Eu não tenho nada”.

Resposta: Tudo começa com o Tzimtzum, e esse estado é chamado de estado de Katnut (pequenez). Então Balaão disse: “Agora, fiquem também vocês aqui esta noite, e eu descobrirei o que mais o Senhor tem para dizer-me”. Isso significa que o trabalho com o ego já começou.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 12/08/15