Doação Altruísta

laitman_238_02Pergunta: Como podemos ter certeza de que estamos colocando o Criador primeiro, visto que o nosso grupo tem aumentado? Onde está a garantia de que não vamos nos tornar adoradores de ídolos e avançar exatamente em direção ao Criador? Como é possível verificar isso?

Resposta: Colocar o Criador primeiro significa que não há ninguém e nada além do poder de doação e amor no mundo. É um poder! É propriedade! É a única coisa que determina e controla tudo. E agora você o eleva acima de todos e o coloca em primeiro lugar.

Isso indica que agora você compreende que o mundo inteiro está sujeito a esse poder sozinho e existe dentro dele. Só Ele é quem o gere e o leva onde quer que Ele queira. Se você quiser estar harmoniosamente ligado a Ele, deve tentar alcançar essa característica.

Pergunta: O que é essa “doação altruísta”? Afinal de contas, nós não temos consciência do amor apenas através de nosso desejo de receber?

Resposta: “Doação altruísta” é quando eu dou algo sem saber o que e para quem, em relação ao meu ego. Você pode imaginar o quanto isso está separado daquilo?

Suponha que eu sou um milionário e doei um milhão de dólares para ajudar a África. Mas ninguém no mundo sabe disso. Mas eu sei e estou satisfeito. Isso não é a doação altruísta, porque eu sei que dei, e em algum lugar, inconscientemente, o pensamento está girando: “E o Criador sabe que eu fiz isso para o bem do mundo”.

Isso não é a doação altruísta. Isso significa que eu sei a quem, o quanto e o que doei. Portanto, aqui há uma conexão comigo. Mas se você cortar todas as três conexões de modo que não sabe o que, para quem e quanto deu, e, além disso, o Criador não sabe nada sobre isso, essa será uma doação altruísta.

Na medida em que você gradualmente se aproxima disso, o mundo espiritual é revelado a você. Seu estado é chamado de Hafetz Hesed (misericórdia absoluta, ou não desejar nada para si mesmo).

Da Lição de Cabalá em Russo 10/02/14