Combinando Abordagens Socialistas E Capitalistas Numa Só

laitman_434Pergunta: A Federação Russa publicou uma nova doutrina militar para o ano de 2016 e para os próximos seis anos. A nova estratégia de segurança nacional determinou os rivais políticos da Rússia, que incluem os Estados Unidos e seus aliados.

Da mesma forma, a expansão da OTAN, aproximando-se das fronteiras da Rússia e instigando revoluções “coloridas”, é vista como uma ameaça à segurança nacional. Se olharmos para isso de cima, como o mundo está evoluindo?

Resposta: O mundo está evoluindo para uma situação onde todos vão começar a perder e chegar a uma conclusão simples: nós temos que nos unir, eliminando todas as fronteiras. Afinal de contas, a guerra é inútil. Hoje é impossível lutar usando armas comuns.

Nós ainda não temos a visão do futuro de como a chamada “tomada de controle” ocorrerá. Ideologicamente? Que tipo de ideologia pode haver se por todas as contas, ela não existe. Economicamente? Vá em frente, me conquiste…

Hoje, nós estamos nos aproximando de um mundo completamente diferente. Mesmo que a Rússia, os Estados Unidos e a Europa tenham planejado sua estratégia para os próximos anos, o mundo vai tirar uma conclusão completamente diferente disso.

Nós devemos considerar seriamente como podemos criar uma sociedade capitalista na sua forma e socialista no seu conteúdo. Como podemos fazer uma pessoa trabalhar de forma sincera? Somente através do capitalismo. Como é possível fazer com que ela se relacione bem com as pessoas? Somente através do socialismo. Como vamos integrá-los?

A sabedoria da Cabalá recomenda combinar essas duas formas de relacionamento: o desejo de trabalhar honestamente – basicamente sem receber uma recompensa – e o desejo de tratar as pessoas como a si mesmo.

Afinal, o egoísmo funciona corretamente, obrigando você a fazer o seu melhor para construir uma sociedade saudável com base nos princípios da doação: “recebeu-deu” ou “deu-recebeu”. Isto é exatamente o que é necessário na produção, no comércio, e de fato, em tudo.

As relações entre as pessoas devem ser socialistas, uma preocupação igual por todos: pelas crianças, pelo meio ambiente, pelo resto, mas isso deve ser feito do fundo do coração (sinceramente). E como é possível competir sinceramente com o outro no trabalho e se relacionar entre si como para como o amado em todas as outras circunstâncias? Apenas com uma abordagem capitalista para com as relações de trabalho e uma abordagem socialista para tudo o resto.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 05/01/16