Cirurgia Realizada Por Um Robô

laitman_565_02Pergunta: Uma cirurgia para remover um tumor perto do coração de uma pessoa foi realizada no Hospital Belinson de Petach Tikva. A parte surpreendente é que um robô executou a operação. Quando o paciente acordou depois da operação, ele se levantou e começou a andar. No dia seguinte, ele foi liberado do hospital e sequer precisou de analgésicos. Esse procedimento parece ser o início de uma nova era, mas será que o paciente confiaria num robô?

Resposta: Por mais paradoxal que isso possa parecer, este tipo de cirurgia é muito mais seguro. Uma vez eu viajei num avião privado e o piloto me disse que, quando há um nevoeiro ou quando há um problema de pouso, ele liga o piloto automático que pode decolar ou pousar o avião sem ajuda do piloto. Acontece que nós já temos a tecnologia que pode fazer tudo.

Pergunta: Será que o uso dessa tecnologia torna diferentes profissões redundantes?

Resposta: Claro, ela é melhor para as profissões relacionadas com o corpo humano como cirurgiões, técnicos de prótese dentária, etc., porque as pessoas cometem muitos erros. Além disso, essas áreas estão cheias de corrupções e suborno, etc., enquanto que um robô não precisa de dinheiro. Portanto, há muitos campos em que os robôs podem substituir o homem.

Pergunta: O que as farão pessoas se os robôs as substituírem?

Resposta: A pessoa vai mentir à toa e pensar na boa vida, mas ela não vai estar garantida. A menos que ela encontre a boa vida, ela vai se sentir mal com ou sem os robôs já que os robôs não vão tornar as pessoas felizes. O problema é que estamos evoluindo num desejo que nos empurra para a pergunta sobre o sentido vida, e seria muito melhor se pudéssemos nos livrar desse desejo e não pensar ou refletir em nada.

Mais e mais perguntas sobre o sentido da vida surgem na medida em que os nossos desejos crescem, de modo que a pessoa perde o interesse em ser saudável, forte, cheia e satisfeita, bem como em questões como a forma de desfrutar de umas férias numa ilha ou um show numa boate. Tudo se torna sem sentido, desagradável e até repulsivo, e não há nada que possamos fazer sobre isso.

O problema é quando a pessoa sente um novo tipo de desejo por algo que está acima de sua existência corpórea. Assim, mesmo se nós provêssemos o nosso corpo com o máximo de conforto, seria inútil.

Mesmo que criássemos uma infraestrutura que nos mantivesse ocupados de manhã até a noite, como na Disneylândia e enlouquecêssemos como crianças, não seríamos capazes de nos separar da realidade, porque o governo superior abriu o caminho ao longo do qual devemos avançar e revelar o sentido da vida.

Portanto, não seremos capazes de parar esses pensamentos ou cortá-los. Parece que estamos à procura de alguma coisa, mas, na verdade, estamos constantemente à procura de respostas para as questões sobre o sentido da vida. Nós temos que passar por todas essas experiências e descobrir que elas não nos satisfazem. A coisa mais importante está por vir: dar a resposta exata para a pergunta sobre o sentido da vida.

Essa é a razão pela qual os robôs não vão nos ajudar, e é melhor se conseguirmos sem eles. No entanto, devemos nos perguntar por que precisamos de um coração se sempre o sentimos apertando com uma terrível dor e vazio.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 05/01/16