Vida E Prazer, Parte 2

laitman_547_02Antimatéria Espiritual

Pergunta: O que há de tão ruim em todos ansiarem em obter o maior prazer, e por que existem tantos problemas e tanto sofrimento em nosso mundo?

Resposta: O problema é que cada um de nós recebe prazer à custa de outra pessoa. Ao me divertir, eu afasto o prazer dos outros. Eu os roubo. Eu os limito de alguma forma. Isso é o que desperta a guerra entre as pessoas. Além disso, nós fomos criados com uma natureza egoísta má, e queremos mais prazer especificamente por ter mais do que os outros. O prazer em detrimento dos outros é um prazer muito maior. Basta ver como nos comportamos na estrada, cortando uns aos outros e não dando o direito de passagem. Existe realmente alguém para quem um minuto determinaria sua vida? De forma alguma. Nós simplesmente obtemos prazer ao nos mover à frente de todos. Essa é a nossa inclinação ao mal. Não há nada de ruim em ansiar desfrutar a si mesmo. É típico de todos os animais. No entanto, uma pessoa quer especificamente ter prazer à custa de outros, elevando-se acima deles e pisoteando-os, e é isso que está destruindo nossa sociedade. Assim, o mundo chegou a tal crise.

Comentário: Mas há muitas pessoas que se sacrificam para o bem da sociedade.

Resposta: Eles também estão agindo a partir de seu desejo de desfrutar. Na verdade, ninguém pensa nos outros. Eles mesmos simplesmente não compreendem a verdadeira motivação de seus atos. Se nós tirássemos o prazer que as pessoas humanas obtêm ao ajudar os outros, elas não poderiam sequer fazer o menor movimento. Se uma mãe de repente parasse de sentir prazer com seu bebê, ele morreria de fome.

Toda a matéria só funciona de acordo com esse princípio único. No entanto, há mais matéria, chamada de “espiritual”, que não é sentida por nós e que age de acordo com outro princípio: doação, e não recepção. A espiritualidade é baseada nisso, dar prazer e não receber prazer. Essa é a antimatéria, um mundo invertido.

O mundo espiritual existe, e até mesmo a ciência normal está descobrindo alguns fenômenos limítrofes, mas nós não estamos prontos para captá-los com a ajuda dos nossos instrumentos. No entanto, uma pessoa pode alcançar o sentimento do mundo superior, da antimatéria, e é especificamente com isso que a sabedoria da Cabalá está envolvida.

Através de exercícios especiais, nós podemos transformar a nossa matéria numa nova matéria nova, o desejo de doar, em vez do desejo de receber. Portanto, nós podemos desfrutar a doação, em vez da recepção.

Do Programa da Rádio Israelense 103FM 29/11/15