Transformar-Se Em Parte Da Terra De Israel

laitman_747_01A Torá, “Números”, 21:21 – 21:24: E Israel enviou mensageiros para dizer a Seom, rei dos amorreus: “Deixa-nos atravessar a tua terra. Não entraremos em nenhuma plantação, em nenhuma vinha, nem beberemos água de poço algum. Passaremos pela estrada do rei até que tenhamos atravessado o teu território”.

Seom, porém, não deixou Israel atravessar o seu território. Convocou todo o seu exército e atacou Israel no deserto. Quando chegou a Jaza, lutou contra Israel.

E Israel o destruiu com a espada e tomou-lhe as terras desde o Arnom até o Jaboque, até o território dos amonitas, pois Jazar estava na fronteira dos amonitas.

Muitas imagens na Torá, entre elas o rei Seom, incorporam as forças egoístas na pessoa, que ao corrigi-las são transformadas em características de doação e amor.

As sete nações na terra de Israel, que não permitiram que ninguém entrasse lá, pertencem a essas forças egoístas. Em outras palavras, nossas características egoístas são colocadas diante de nós, e é necessário conquistá-las, matá-las, o que significa corrigi-las, alterar a sua fundação, colocá-las sob uma intenção em prol da doação.

Estes são os desejos egoístas mais fortes, incluindo os filhos de Arnom, que existem em cada pessoa e nos desejos humanos em geral.

Ao corrigi-los, a intenção para o Criador aparece, e, assim, eles se transformam numa parte da terra de Israel. Eretz (Terra) vem da palavra “Ratzon” (desejo), e Israel simboliza a direção “Direto ao Criador(Yashar-Kel), ou seja, são os desejos com os quais a pessoa se transforma em se tornar-se o Criador.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 01/07/15

Comente