Torá Para Todos Os Tempos

laitman_527_05Pergunta: A Torá foi escrita para o seu tempo. Será que as pessoas que o leram naquela era entenderam do que se tratava?

Resposta: A Torá foi escrita para todos os tempos, mas quando foi escrita, as pessoas estavam nos níveis dela e, portanto, as instruções da Torá eram implementadas sem nenhum problema. Assim eles subiram de um nível para o outro.

Em outras palavras, o que acreditamos ser uma viagem de 40 anos no deserto é uma subida de Malchut à Bina, que foi um teste importante para o povo, mas que eles conseguiram superar. Portanto Moisés escreveu tudo para eles e eles processaram. Ele escreveu e compilou a Torá de acordo com a realização dos níveis que eles tinham passado.

Portanto, todos os eventos descritos na Torá até a entrada na terra de Israel, são os níveis de realização.

Mas você não deve pensar que aqueles que entraram na terra de Israel estavam num nível mais elevado do que Moisés, embora pareça que eles alcançaram esse nível; era simplesmente tal nível. É exatamente como em nosso mundo, onde especialistas são divididos de acordo com a sua profissão e o quanto sabem, e de acordo com sua realização, seu posto, como um estudante de doutorado, um doutor, um professor assistente e um professor adjunto. É a mesma coisa aqui.

Não há maior profeta do que Moisés, e ninguém falou face a face com o Criador como ele falou.

Comentário: Mas Moisés não participou na construção do Templo.

Resposta: Não importa. Tudo que foi descrito na Torá depois é cumprido como a correção do próximo nível que ainda não é perfeito. Ele passa pelo estado de ascensão para o mundo de Atzilut e só em nossos tempos, quando começamos a nos acostumar e perceber os níveis de subida, é que ocorre a subida para o mundo de Atzilut para depois descer.

Isso significa que nossa ascensão é a continuação correta do caminho de Moisés no deserto (na subida à Bina). Quando subirmos à Bina agora, teremos que sofrer os mesmos estados, incluindo os exílios do Egito e da Babilônia. Assim, ainda há muito trabalho sério árduo pela frente, mas já vamos realizá-lo pela terceira vez.

Após a primeira subida houve a destruição do Primeiro Templo, os quatro primeiros níveis chamados reis de HGT (Daat, Hesed, Gevura e Tifferet).

Depois, o Segundo Templo foi construído, ou seja, a ascensão a partir da destruição, os reis de TNHY (a parte inferior de Tifferet, Netzach, Hod, Yesod e Malchut). Agora há a subida para a construção do Terceiro Templo e a descida do nível de Atzilut ao nível do nosso mundo.

Por isso se diz que o Terceiro Templo inclui os dois Templos anteriores. Isso significa que tudo o que subiu e foi destruído por sua causa é levado em conta durante a correção do Terceiro Templo, ou seja, em nossos desejos, atributos e intenções. Eles foram destruídos para esse fim para que pudéssemos criar a conexão correta a partir de seus fragmentos.

De KabTV de “Segredos do Livro Eterno” 29/06/15