O Milagre De Chanucá, Parte 2 – O Milagre Deve Acontecer!

laitman_944Pergunta: O que simboliza o milagre do feriado de Chanucá?

Resposta: Se nós estamos conectados uns com os outros, descobrimos um sistema chamado “alma” entre nós, no qual se revela a força superior. Esse sistema é eterno, e quando o descobrimos, nos sentimos conectados com o fluxo da vida eterna e permanente. Nós já não morremos, mas existimos num mundo eterno e perfeito.

Após o primeiro milagre – o qual é chamado de êxodo do Egito e que nos revelou a realidade eterna e perfeita que existe além da nossa visão física e temporal – de repente o nosso ego retornou e nos escravizou. O ego nos fez voltar novamente para o corpo bestial, de modo que só esse mundo infeliz é visto por ele.

Aqui acontece uma luta entre nós para restaurar a nossa conexão construída de acordo com o método de nosso patriarca Abraão, tornando-a ainda mais forte. Se nos conectamos, nos elevamos acima das forças do mal e entramos novamente na consciência do mundo superior, que é eterno e perfeito. Isso se chama a guerra dos Macabeus contra os gregos (helenistas).

Os gregos são essas forças dentro de nós que nos separam. Por exemplo, a força de rejeição entre eu e você, entre todos os judeus na terra de Israel, nos obriga a brigar, cortar a frente dos outros nas estradas, e se esforçar em ter sucesso à custa dos outros. Essa força estranha está localizada entre nós; portanto, vamos extirpá-la, destruir e removê-la, conectar e nos transformar como um homem em um só coração.

A força dos gregos não nos deixa sentir que estamos perto uns dos outros, prontos para ajudar uns aos outros. É contra a unidade do povo de Israel. Os “gregos” são as forças de separação entre nós e não pessoas que viviam na Grécia. Se começarmos a lutar com essas forças do egoísmo, podemos alcançar o sucesso com a ajuda da força superior que nos possibilita derrotá-los e unir.

Quando nos unimos, nós sentimos que um milagre aconteceu, e nós são preenchidos com a Luz Superior, com maior vida espiritual. Toda a nossa vida anterior sobre esta terra era apenas para implementar esta ascensão espiritual interno.

Pergunta: Será que tudo isso depende apenas de nossas relações mútuas?

Resposta: Apenas disso. Toda a Torá fala apenas disso, da nossa unidade. Vamos fazer um exercício como esse em Israel: ao longo dessa semana de Chanucá, vamos ser um pouco mais amáveis para com o outro e esperar um milagre.

O milagre deve acontecer! De repente, um salto para um novo nível vai acontecer, e para além deste mundo, nós vamos começar a sentir o mundo superior no qual também existimos, mas não percebemos com nossos cinco sentidos. É possível sentir o mundo superior apenas com a condição de que nos unimos entre nós.

Pergunta: O que é o mundo superior?

Resposta: É uma nova realidade que se faz sentir aqui e agora. Agora, nós estamos vivendo simplesmente numa área geográfica, e, depois, o próximo nível nos é revelado.

O milagre de Chanucá é um símbolo disso, que nós podemos atingir alguma Luz em nossas vidas que nos faz avançar e nos possibilita ver o mundo de ponta a ponta, enchendo-nos com alegria eterna aqui e agora. A chave para tudo isso é se unir pelo menos um pouco.

Este pequeno jarro de óleo é essa Luz que chega às nossas vidas se conectamos com outras pessoas.

Do Programa da Rádio Israelense 103FM 06/12/15