Nível Inanimado: O Começo De Tudo

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Introdução ao Livro do Zohar“, Item 51: Assim, como já dissemos, se a pessoa purifica a parte inanimada de seu desejo de receber, ela é recompensada com o Partzuf de Nefesh de Assiya, sobe e veste a Sefira de Malchut de Assiya.

Isso significa que ela vai certamente ser recompensada com a purificação permanente da parte inanimada, de uma forma que não vai voltar à loucura.

Pergunta: O que é o nível inanimado em nós?

Resposta: Em cada nível nós contemos todos os cinco vasos de KHB ZON, e todas as cinco Luzes de NRNHY, portanto, precisamos atualizar todas as formas de trabalho.

Porém, no mundo de Assiya, eu trabalho constantemente apenas com a Luz de Nefesh, aqui ela é importante para mim, e todos os vasos e Luzes com as quais eu trabalho são destinadas apenas a apoiar a Luz de Nefesh, de modo que ela se estabilize permanentemente no Kli de Keter.

Pergunta: E essa parte ainda permanece comigo até o fim da correção (Gmar Tikkun)?

Resposta: Claro, na espiritualidade nada desaparece.

Pergunta: Qual é o papel do inanimado?

Resposta: O papel do nível inanimado na espiritualidade é o mesmo papel que a natureza inanimada em nosso mundo. Tudo vem dele.

Pergunta: Inanimado significa que algo não está em movimento. Qual é sua importância?

Resposta: Tente não ceder internamente, apesar de todas as influências exteriores, apesar de tudo o que acontece com você.

Pergunta: Isso está conectado à anulação pessoal?

Resposta: Claro. Através da anulação em relação aos amigos, você constrói o nível inanimado espiritual. Isso depende do seu trabalho na escala de seus desejos atuais; no próximo grau, o inanimado vai se tornar vegetal e, depois, animal, etc. Em geral, os desejos são categorizados de acordo com a minha capacidade de trabalhar com eles. E se eu posso realizar algum desejo no nível inanimado, apenas na maneira simplista, eu o ativo.

Mais tarde, através do grupo, eu recebo forças da Luz Superior, e o mesmo desejo se torna o nível vegetal. Ele me permite trabalhar com ele de uma forma mais qualitativa: agora eu não posso sequer crescer e produzir descendentes.

De qualquer forma, tudo começa com o nível inanimado, e finalmente chega a Ein Sof (Infinito) até a Luz de Yechida.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá “Introdução ao Livro do Zohar” 17/02/14