Egoísmo A Serviço Do Altruísmo

laitman_276_01Existe uma análise rigorosa das conexões entre MalchutBina na seção semanal da Torá “Behukot”: como e de acordo com quais leis e qual dosagem pode o atributo de receber egoísta ser incorporado no atributo de doação. Essa é a razão dessa seção da Torá ser muito profunda e poderosa.

Trata-se da novilha vermelha que simboliza a conexão entre MalchutBina (receber a fim de doar). Por um lado, essa conexão pode santificar uma pessoa e transformá-la de egoísta em altruísta.

Por outro lado, um altruísta pode se transformar num egoísta de acordo com o que é importante para si: se Malchut está acima de Bina ou se Bina está acima de Malchut. Se você é puro até certo ponto e, de repente, abre sua Malchut mais do que o atributo de Bina, você se torna impuro.

É um sistema muito complexo de interdependência entre pureza e impureza, específico para o mundo espiritual. Portanto, o ponto principal é que a conexão entre Malchut e Bina esteja na dose certa.

Todas as outras leis descritas nessa seção da Torá também enfatizam a cooperação correta entre o ego e Luz que corrige o ego de acordo com a quantidade de Luz que ele atrai.

Os dois atributos devem estar cuidadosamente conectados no mundo espiritual, mas como eles podem estar conectados corretamente com antecedência? Isso é impossível de determinar porque a própria pessoa é um objeto totalmente novo cada vez.

Ela não sabe quem ela é e o que ela é, como deve se comportar agora para se assemelhar ao Criador, porque não está familiarizada com os seus atributos internos que foram renovados. Como ela pode se tornar um, a fim de não errar? Você deve ser o seu próprio psicólogo aqui que trabalha com o desconhecido cada vez. A isso se resume a realização de sua natureza.

A pessoa tem dúvidas constantes. Ela tem medo de si mesma, de modo a não violar o equilíbrio, não cair, e estar no avanço correto. Este avanço só pode ser na fé acima da razão, quando ela controla constantemente que o atributo de doação nela esteja sempre acima do atributo de recepção, para que ele seja capaz de avançar com os olhos fechados à doação.

Se nós estamos no nível do nosso mundo, como eu posso ter certeza de que não vou roubar se, de repente, tenho essa oportunidade? Como posso evitar tentações que possam me confundir? Eu sou sacudido de repente, e tudo o que alcancei desaparece. Há um outro conflito aqui, um novo estado. O que devo fazer nessa situação? Como posso ter certeza que não vou cair, mas vou manter o atributo de doação em todas as minhas ações?

Onde a pessoa encontra forças quando começa a explorar a si mesma e entende que não pode contar consigo mesma de qualquer maneira, e que está simplesmente pendurada por um fio?

Só se ela tem um sentimento constante de que não pode contar consigo mesma, de que pode se dedicar ao atributo de amor e doação, ou seja, depender de todos os outros e agir somente neles.

Pergunta: Como isso pode ser feito se a pessoa não tem nenhuma base debaixo de seus pés?

Resposta: Este é realmente o melhor sentimento, porque eu não faço, mudo ou crio qualquer coisa por mim mesmo.

Pergunta: Será que isso significa que nem conhecimento, nem sabedoria vão me ajudar aqui?

Resposta: Nada! O sábio está na mesma posição. Você realmente adquire conhecimento quando está conectado à parte superior e não por si mesmo.

Quando você não sente nada sob seus pés é que você inicia o movimento de Malchut à Bina. Essa conexão é cuidadosamente calculada.

Por um lado, é um problema muito preciso, interno, matemático e psicológico onde você deve calcular quanto de Luz, de Masach (tela), e de Aviut (profundidade do desejo) você precisa. Por outro lado, isso significa que você já está debaixo do superior.

Esta é a razão da seção semanal “Chukat” começar com a história da novilha vermelha que santifica os egoístas e transforma o santo em pecador, o que significa que ela funciona em ambas as direções, para frente e para trás. Quando ela é queimada, são suas cinzas que se transformam no atributo geral, já que daí você queima tudo, tanto os atributos de doação e os atributos de recepção, e não tem mais nada. No entanto, um atributo especial é formado.

Pergunta: É dito que o Rei Davi podia explicar tudo, exceto o mandamento da novilha vermelha.

Resposta: Sim, porque esse atributo está em Keter, a fase espiritual mais elevada da qual a ideia da criação do homem, que é igual ao Criador, desce. É isso que trabalha no homem e como ele pode subir para se assemelhar ao Criador.

Pergunta: Será que as leis se repetem em todos os níveis?

Resposta: As leis são exatamente as mesmas em todos os níveis. Elas incluem a primeira restrição (Tzimtzum Aleph), o Masach, a resistência ao egoísmo, e o cálculo acima do Masach, até que ponto posso me equivaler ao atributo que descubro.

Quando eu me restrinjo e coloco um Masach, descubro o atributo de doação, o atributo de amor, o atributo de conexão, que é oposto a mim. Eu descubro um novo mundo, e agora vejo o que ele é em si mesmo, como posso me assemelhar a ele, e até que ponto posso participar de suas ações.

Este é o cálculo que é feito com a soma dos atributos de BinaMalchut, a fim de usar meus atributos egoístas anteriores para executar ações altruístas.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 24/06/15