A Vela De Hanukkah, Um Símbolo Da Luz

Pergunta: Por que queimar velas é o símbolo de Hanukkah? Nós também acendemos velas em outros feriados, e acender velas é basicamente parte de muitas culturas.

Resposta: Uma vela é um símbolo da luz, um símbolo da força física e espiritual que nos enche e nos ajuda a sentir que estamos além dos limites deste mundo, no espaço ilimitado.

Esquecemos o nosso corpo e não sentimos que ele nos limita, é comose nós estivessemos flutuando no ar.

Pergunta: Por que é um costume adicionar uma vela cada dia de Hanukkah de modo que haja, em última análise, oito velas?

Resposta: Eu recebo uma nova Sefira a cada dia que passa, um novo nível espiritual de Malchut a Biná. Hanukkah não é o fim do nosso desenvolvimento ainda, mas apenas parte dele. Esta é a razão porque é chamado de “Hanukkah”, decorrente das palavras hebraicas “estacionar” e “aqui”.

É assim que atingimos parte do mundo espiritual, uma parte relativamente pequena disto, livre da interferência dos “gregos” dentro de nós e interligados. Então, há outra parte da correção de Hanukkah para Purim. Em Purim, alcançamos o fim completo da correção e ganhamos o controle de todo o mundo.

Pergunta: Por que é costume comer rosquinhas durante Hanukkah?

Resposta: Rosquinhas representam o óleo, a luz. Hanukkah é o feriado da luz. Quando atingimos a primeira união entre nós, sentimos em que medida ela não estava em nosso poder, mas que foi feita com a ajuda da força superior que realizou esta união entre nós.

É por isso que o símbolo do feriado é luz , uma luz que está acima de nós como a luz do sol, a luz da vida, à luz da queima do óleo.

Uma vez que as pessoas não tinham outras lâmpadas exceto as lâmpadas que queimavam óleo, o óleo é considerado uma fonte de luz.

Se nós judeus começarmos a lutar pela nossa unidade, ignorando todos os inimigos externos, e nos esforçar para nos aproximar um do outro, uma luz ,de repente, virá até nós, do alto cima, e nos conectará. Então, com a ajuda da grande força que será aberta entre nós, seremos capazes de superar todos os obstáculos, vencer todos os medos, o ódio, o ISIS, e intifadas.

Está tudo em nossas mãos, e tudo isso acrescenta-se a nossa força de união. Esta é a razão porque a Torá nos fala apenas acerca de unidade. Esta é a primeira e mais importante condição para receber a Torá. “Estamos prontos para conectar-nos como um homem em um só coração, a fim de manter as regras do ““ O que é odioso para você, não faça ao seu vizinho” e “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”?

Tudo se destina apenas à conexão porque na ligação entre nós descobrimos o mundo superior que destina-se a nós. Como está escrito: “Você pode ver o seu mundo em sua vida”, porque é nesta vida que nós começamos a sentir a espiritualidade e a vida em dois mundos.

[171907]

Do Programa de Rádio israelense 103FM 6/12/15

Material Relacionado:

A Chama Eterna Da Unidade

A Razão Pela Qual Acendemos A Vela:

Chanukah: Uma Transição Para Um Novo Regime

Comente