Sobre Que Tipo De Unidade A Sabedoria Da Cabalá Nos Conta?

laitman_944Pergunta: Eu tenho 40 anos e sou a quarta geração da nossa família em Israel. Eu servi no exército e tenho visto unidade entre as pessoas e garantia mútua. Também agora nas ruas de Israel, eu vejo que a nossa nação é bastante unida: se alguém tem um acidente ou se algo acontecer com qualquer pessoa na rua, todos correm em seu auxílio.

É o mesmo em tempos de guerra. Não há unidade e ajuda mútua como em nossa nação. Eu não entendo o que você está falando: o que é a garantia mútua que devemos alcançar?

Resposta: É verdade, por um lado, os judeus sentem que estão “no mesmo barco”, pertencem à nação, ligados na unidade. Eles se sentem especialmente perto uns dos outros, como resultado da nossa história e dos tempos difíceis que compartilhamos. Nós somos irmãos de infortúnio. Isso é o que nos une. Mas isso não significa que sejamos assim nos bons momentos.

A unidade sobre a qual a sabedoria da Cabalá nos conta e que a Torá exige de nós é o de sermos “como um homem em um coração”, “todos de Israel são amigos”. A palavra “amigo” (Chaver) em hebraico vem da mesma raiz da palavra “conexão” (Chibur).

O princípio de “ama teu amigo como a ti mesmo”, não é um sonho ou apenas palavras agradáveis, mas uma condição real, pela qual podemos alcançar uma vida muito especial quando ascendemos a um nível totalmente diferente de existência, para uma dimensão totalmente diferente, para a eternidade e plenitude. Isso não é o que vemos no povo de Israel hoje…

Mas se nós estivéssemos ao menos um pouco mais perto de tal unidade em tempos de paz, e não apenas em tempos de guerra ou Intifada, ninguém viria até nós com quaisquer queixas, nem os nossos vizinhos nem as nações do mundo.

Pergunta: Então, se fôssemos irmãos “habituais”, não precisaríamos ser irmãos “em perigo”?

Resposta: Claro!

Do Programa da Rádio Israelense 103FM, 25/10/15