Ser Responsável Pelo Povo

laitman_628_2Torá, “Números”, 18:1: Então disse o Senhor a Aarão: Tu, e teus filhos, e a casa de teu pai contigo, levareis sobre vós a iniquidade do santuário; e tu e teus filhos contigo levareis sobre vós a iniquidade do vosso sacerdócio (kehunah).

Pergunta: Por que Aarão e seus filhos sempre levarão a iniquidade?

Resposta: Quem realmente pode ser responsabilizado pelo que acontece com uma pessoa, se não aqueles que a criaram?

Se eu sou culpado de alguma coisa, onde deveria buscar a raiz do problema? Onde estavam a escola, os pais e o ambiente? O que eles fizeram e o que querem de mim agora? Eu sou seu produto. Então eu os culpo, e agora temos que voltar a fazer tudo.

Durante o tempo de Davi, Salomão e outros líderes judeus, o rei era responsável por tudo. Isto é totalmente diferente do que aconteceu nos reinos europeus.

Os líderes judeus tinham um trabalho muito duro, porque o rei era o líder e o chefe educador. Ele tinha que dar o exemplo em todos os sentidos e não podia se permitir fazer o que sentia: nenhum descanso, caça ou bailes reais! Ele era responsável por todo o povo, o que é um trabalho espiritual puro. Tudo recaía sobre seus ombros.

Comentário: A julgar pelo Livro dos Salmos, foi muito difícil para o rei Davi e um pouco mais fácil para o rei Salomão.

Resposta: O rei Davi descreve todas as fases do trabalho espiritual no Livro dos Salmos. E o Rei Salomão teve um papel totalmente diferente: atingir a Luz de Hochma. Essa é uma espécie de pacificação. O Rei David operou desde Malchut e o rei Salomão desde um nível ligeiramente superior.

Salomão é o estado que toda a humanidade deve alcançar. Portanto, a fim de atingir esse estado, nós temos que superar todos os níveis de David (Messias, filho de David).

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 03/06/15

Comente