Sem Esforço Não Há Resultado

laitman_561Pergunta: Será que a Cabalá como ciência faz previsões precisas? Por exemplo, Baal HaSulam sabia que haveria uma guerra mundial, de modo que tentou mover os judeus da Polônia para Israel, e depois que viajou para a Polônia para despertar os trabalhadores em greve a se unir. Ele sabia que sua missão estava condenada ao fracasso?

Resposta: Aqui há uma abordagem um pouco diferente, mesmo ligeiramente não-científica do ponto de vista mundano. Isso ocorre porque um Cabalista leva em conta o esforço que ele investe.

Em princípio, a fim de alcançar algo em nosso mundo, você deve investir uma determinada quantidade de esforço.

Por exemplo, para descobrir algo novo na natureza, a humanidade tem batido sua cabeça contra a parede durante séculos, investindo certa quantidade de esforço. Não podemos nos queixar, “Para que eles fizeram isso?! Eles poderiam ter conseguido algo imediatamente”, porque, afinal de contas, percebemos que todos esses esforços criam gradualmente certo fundamento pelo qual alguém fez uma descoberta.

Deste modo, a soma de todos os esforços humanos leva o mundo a um novo avanço, uma nova subida. A mesma coisa também é verdade no trabalho espiritual.

Portanto, eu não posso dizer se o Baal HaSulam sabia que seus esforços não levariam ao sucesso. Eu vi como o meu professor, o Rabash, se esforçava apesar de tudo, o que do meu ponto de vista era completamente ilógico. Mas ele ainda assim se esforçava, porque a pessoa não precisa confiar apenas sua mente. Ela tem que ir, por assim dizer, ao próximo nível.

Pergunta: Será que isso significa que ele viu o que nos espera logo adiante?

Resposta: Não, ele não viu isso! Mas mesmo que ele tivesse visto, isso não teria anulado seus esforços, e mesmo que do nosso ponto de vista, com a nossa abordagem habitual e lógica, pareça que não há necessidade disso, ele sabia que, de qualquer forma, era necessário.

De KabTV “A sabedoria da Cabalá e a Ciência” 07/10/15