Quando O Mundo Apoiará Israel?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Se compararmos Israel a outros países, podemos ver que não é pior aqui do que em outros lugares, e é ainda melhor.

Resposta: O problema é que você está nos comparando com outros países. É claro que em muitos aspectos Israel é um lugar melhor e as relações entre as pessoas são mais calorosas, mas isso em comparação com outros países.

Eu comparo a gente com o que deveríamos ser e com o que o mundo exige de nós.

Se não nos unirmos, a natureza vai nos levar à felicidade com a vara da aflição: através de outro Holocausto, pogroms, guerras e outros sofrimentos. A Cabalá nos adverte. Mas nós podemos ter êxito e nos unirmos de forma rápida e confortável. Depende apenas de nós, e o resto do mundo nos seguirá. Em consonância com isso, vamos receber apoio ou golpes do mundo.

Muitos Cabalistas escreveram sobre a unidade da nação. O último Cabalista que falou sobre isso de uma forma que esteja mais próxima de nós é o grande Cabalista Baal HaSulam que viveu na primeira metade do século XX.

Em seu livro A Última Geração, ele descreve um sistema social completo de segurança social, proteção e assistência mútua, um sistema em que cada um se preocupa com o outro.

Isto é basicamente o que Marx escreveu em seu tempo, mas ele não foi devidamente entendido. A interpretação Marxista da evolução humana estava bem perto da verdade. Esta é a razão porque Baal HaSulam nos diz como devemos entender Marx corretamente, porque Marx foi seguido por vários movimentos oportunistas que distorceram totalmente suas ideias.

De acordo com Baal HaSulam, é preciso primeiro educar as pessoas e só então ensiná-las a cuidar umas das outras, a responsabilidade mútua, que é o que chamamos de garantia mútua, Arvut.

É claro que essa não é uma transição instantânea para um futuro mais brilhante. Mas assim que começarmos a nos mover em direção ao outro, com apoio e cuidado mútuo, rumo a uma sociedade redonda, o nosso mundo vai começar a mudar imediatamente.

Você quer que a Intifada acabe? Comece dando os primeiros passos em direção ao outro e você vai ver como todos os nossos inimigos de repente vão desaparecer. O inimigo de hoje virá ajudá-lo amanhã e vai fazê-lo de todo o coração, porque o mundo é um sistema comum, e você controla a força do bem entrando no nosso mundo para criar a sua harmonia com o poder do mal, o egoísmo.

As pessoas vão começar a sentir que são uma família, vão parar de se atravessar na estrada, vão parar de tramar contra os colegas de trabalho, e cercar-se mutuamente com cuidado e atenção. Em seguida, todas as outras nações vão se sentir à vontade; tensões irão diminuir. E tudo isso será graças a nós. Hoje elas dizem que somos os culpados por todos os seus problemas.

Comentário: Mas quanto melhor formos, pior elas vão se sentir. Elas vão ver isso e vão querer nos destruir.

Resposta: Não, o bom estado entre nós vai ser transmitido a elas. De repente, elas serão capazes de equilibrar o seu sistema social e político, as relações em suas famílias, na sociedade e em todos os lugares. Caso contrário, elas não terão sucesso e vão continuar seus ataques contra nós.

De Kab TV “Confronto. Como isso funciona na realidade” 28/10/15

Comente