Por que A Culpa É Nossa?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Não basta o mundo inteiro nos culpar, os israelenses, por tudo o que está acontecendo em Israel, e até mesmo a sabedoria da Cabalá dizer que os judeus são os culpados por tudo. Eu gostaria de entender do que exatamente nos culpam? Você diz que estamos divididos, mas eu estou familiarizado com muitas pessoas boas que são amigáveis ​​e se ajudam.

Resposta: Você está totalmente certo, do seu ponto de vista externo do mundo. Mas se formos mais fundo no sistema que conecta toda a humanidade e gerencia toda a natureza, ficará claro que os judeus são aquela parte através da qual a força geral da natureza influencia e age sobre tudo o resto. Portanto, se os judeus não se comportam corretamente, todo o resto sofre. Imagine-se uma nação pequena, um pequeno grupo, que não se une bem ou de forma correta entre si. Assim, todas as influências que passam por eles para a humanidade ocorrem de forma negativa e levam à separação, oposição e hostilidade mútua.

A sabedoria da Cabalá explica essas leis, abre os nossos olhos, e nos permite penetrar no sistema e ver a causa. Do ponto de vista da sua lógica comum, você está certo. Mas se olharmos mais internamente, encontramos justificativa para tudo que é dito nas fontes Cabalísticas.

Eu me identifico com isso como um cientista. Minha primeira profissão foi em biocibernética, a segundo foi em filosofia geral e na sabedoria da Cabalá. Além disso, eu tenho um doutorado em ontologia, a ciência da estrutura geral do universo. Quando você estudar todas estas ciências, começará a ver como tudo é organizado de tal forma que todo o poder de doação para o mundo inteiro se move através de um grupo chamado povo de Israel.

Este grupo determina tudo: tanto quanto ele estiver conectado, o mundo inteiro estará também conectado. Se os judeus estiverem divididos e até mesmo se odiarem, então o mundo inteiro também vai ser assim. O mundo acusa com justiça os judeus, porque eles sentem instintivamente que tudo depende de nós. O antissemitismo e a atitude negativa dos povos do mundo em relação a Israel indicam que eles se sentem dependentes do povo de Israel. Eu entendo que isso esteja insultando a você para ouvir que eles estão culpando você por tudo; eu também costumava pensar como você. Mas não sejamos míopes! O estudo da natureza nos obriga a concordar com tudo o que está escrito nas fontes Cabalísticas, a parte interna da Torá.

Pergunta: Você quer dizer que nós temos que começar a viver em comunas? Você está falando sobre uma unidade como essa?

Resposta: Não, nós não estamos falando sobre a criação de comunas. Nós só precisamos estudar a sabedoria da Cabalá e começar a olhar o mundo com olhos diferentes, ver o sistema interno que gerencia toda a humanidade. Então sua visão muda e você entende o quanto tudo depende de você.

Do Programa da Rádio Israelense 103FM, 18/10/15

Comente