Os Três Níveis De Unidade: Sacerdote, Levita, Israel

laitman_933A Torá, “Números” 18:1-18:3: Então disse o Senhor a Aarão: Tu, e teus filhos, e a casa de teu pai contigo, levareis sobre vós a iniquidade do santuário; e tu e teus filhos contigo levareis sobre vós a iniquidade do vosso sacerdócio (kehunah).

E também farás chegar contigo a teus irmãos, a tribo de Levi, a tribo de teu pai, para que se ajuntem a ti, e te sirvam; mas tu e teus filhos contigo estareis perante a tenda do testemunho.

E eles cumprirão as tuas ordens e terão o encargo de toda a tenda; mas não se chegarão aos vasos sagrados do santuário, nem ao altar, para que não morram, tanto eles como vós.

Pergunta: O que significa que Aarão e seus filhos não devem chegar perto dos vasos sagrados?

Resposta: Significa que quando você descobre fontes da Luz Superior que são muito grandes, você pode recebê-las para si e não com a intenção a fim de doar a toda a sociedade, e por isso deve ter muito cuidado!

Pergunta: No entanto, outros parentes e toda a tribo de Levi se juntam a eles aqui.

Resposta: Nós não estamos falando de uma alma individual, mas do conjunto geral de almas. No mundo espiritual, não existe o conceito de “sozinho” como em nosso mundo. As pessoas que se reúnem num todo e saem como um são uma força com certo poder na espiritualidade.

Ao mesmo tempo, os levitas se distinguem da massa geral por serem capazes de se conectar entre si mais fortemente do que os outros; os sacerdotes podem se conectar ainda mais.

Existem três níveis de acordo com a intensidade da conexão: sacerdote, levita e Israel, e cada pessoa chega a um dos três níveis.

Pergunta: Cada pessoa ou cada judeu?

Resposta: Primeiro apenas aqueles que participam na ascensão espiritual. Eles são chamados de judeus, da palavra hebraica “yichud”: unidade e conexão.

Portanto, não há limitações, uma vez que todos saíram da Babilônia, e, como resultado, não há diferença entre um judeu e um não-judeu, e amanhã eles podem trocar de lugar. Tudo depende apenas da pessoa.

O Rav Akiva, que não era um judeu de origem, tornou-se o maior professor da nação israelense. Toda a Torá e tudo o que sabemos hoje, tanto sobre o mundo corporal e sobre o mundo espiritual, passou por ele.

Pergunta: Será que podemos dizer que todos acabarão por se tornar sacerdotes?

Resposta: Sim, está escrito: “e vós sereis para Mim um reino de sacerdotes e uma nação santa”. Isto não se refere somente à nação de Israel, mas a qualquer um que alcance esse nível. Todos devem atingir o mais alto nível e se fundir num todo.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 03/06/15

Um Comentário

  1. Imprescindível conhecer verdades,estatutos, e ordenanças divinas…que estão reveladas aos homens somente pela Torá. Elohim vos fortaleça sempre!..

Comente