Moisés E O Povo

laitman_740_02O Senhor falou a Moisés dizendo: “Afaste-se desta congregação, para que Eu os consuma em um instante”. Eles caíram sobre seus rostos. Moisés disse a Aarão: “Toma o teu incensário e põe nele fogo do altar, e em cima o incenso. Em seguida, leva-o rapidamente para a congregação, e faça a expiação por eles; pois a ira passou diante do Senhor, e já começou a praga”(Torá,”Números”, ” Korach”, 16:45-16:50).

A pessoa deve se aproximar desses desejos e características que estão abaixo dela. Ela precisa possibilitar que eles sejam preenchidos com incenso, isto é, com Ohr Hozer (Luz Refletida), e, assim, vai se tornar como o Criador em seu nível.

Pergunta: Por que Moisés era tão misericordioso com o povo?

Resposta: O que mais há para corrigir, se não o povo? Moisés e Aarão são as características corrigidas. Mas quem são eles sem o povo? Para que eles existem?! Moisés é a característica de doação absoluta, e sem o povo ele é como uma cabeça sem corpo.

Pergunta: Como Moisés pode sentir o povo se ele está completamente separado dele? Como ele pode orar por ele?

Resposta: Juntando a nação. É o seu trabalho, e não o trabalho do povo. Todos os nossos desejos, com exceção da cabeça, são basicamente desejos bestiais, e só a cabeça os mantém na intenção correta.

A cabeça se junta a certa quantidade de desejos do corpo espiritual e faz um cálculo sobre eles, que é chamado de Zivug de Hakaa (acoplamento de golpe). Depois ela começa a trabalhar com os desejos, juntando-os a si mesma, e o corpo concorda e manifesta completamente o que a cabeça decide.

Pergunta: Será que Moisés sentiu-se culpado por seu distanciamento do povo?

Resposta: Isso acontece o tempo todo. Toda vez que novos desejos aparecem debaixo, a cabeça deve achar como trabalhar com eles.

Comentário: E Moisés não os culpa…

Resposta: Do que ele poderia culpá-los?! Afinal, este é um Kli quebrado que ficou desconectado do Egito, porque a nuvem do Criador cobriu-o e levou o povo para fora de lá. Assim, o corpo não tem nenhuma culpa aqui.

Todos os desejos que aparecem no homem são descobertos de acordo com uma agenda estritamente definida, e a cabeça tem que trabalhar com eles, é responsável por eles. Quanto aos desejos físicos, não existem restrições.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 27/05/15

Comente