Interno E Externo, Parte 2

laitman_259_01É Importante Que Todos Escutem Isso

Pergunta: Você publicou um artigo baseado na “Introdução ao Livro do Zohar” do Baal HaSulam, falando sobre as partes internas e externas do povo de Israel, que sem dúvida vai causar ressentimento entre os religiosos.

Será que ele vai acionar a correção de todo o sistema e reforçar a parte interna da Torá em relação à externa?

Resposta: Baal HaSulam dividiu os filhos de Israel nas partes interna e externa. A parte interna é as pessoas que estão envolvidas na parte interna da Torá com a intenção em prol da doação, ou seja, a Cabalá. Ela nos leva a amar o nosso próximo como a nós mesmos. Mas a parte externa só se aplica àqueles que observam os mandamentos sem intenção.

Se nós estudamos a Cabalá, estamos no caminho da Luz e benevolência. Se nos restringirmos à observância meramente física dos mandamentos, nos movemos de desastre em desastre como evidenciado pelas provações sofridas pelo povo de Israel durante o exílio.

Nós queremos que todo o povo de Israel ouça isso. É muito importante que cada pessoa que tenha a oportunidade, participe do estudo da Torá interna, ou seja, da Cabalá, e atraia a Luz de Retorno ao povo de Israel, e através deles ao mundo inteiro.

O artigo que você mencionou vai certamente causar uma reação negativa, mas é difícil ficar em silêncio. Quando vemos uma pessoa doente que precisa de uma cirurgia de urgência, alguém tem que tomar o bisturi e realizar a operação para extrair um tumor prejudicial. Será que um cirurgião provoca nossa indignação porque corta o paciente?

Se agíssemos de forma diferente, seríamos como um menino que chorou quando viu um alfaiate “arruinar” o tecido com uma tesoura para fazer um terno.

Nosso estado atual requer correção, e ter piedade é equivocado aqui. Nós precisamos entender onde estamos nesse momento. Hoje em dia, as pessoas já estão preparadas para ouvir. Os tempos mudaram desde que o Faraó se opôs a Moisés, que em sua opinião “excitou” o povo judeu, ao invés de deixá-los trabalhar em silêncio para o Faraó. Nesse momento, somos obrigados a fazer o nosso trabalho como Moisés e Aarão.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 09/11/15, “Seleções das Fontes sobre o Tema da Conexão entre Interioridade e Exterioridade na Torá para a Redenção de Israel”

Comente