Interno E Externo, Parte 1

laitman_283_01A Decisão É Sua

Baal HaSulam escreve que todo o universo, todos os mundos são divididos em partes internas e externas. É por isso que uma separação em interioridade e exterioridade também existe neste mundo material.

Todas as partes internas em todos os mundos estão conectados entre si ao longo da pirâmide, de cima para baixo. Cada um dos seus degraus contém as partes internas e externas. Todos estão incluídos um no outro como um tubo telescópico de maneira que a parte externa do nível superior impacte a parte interna do nível abaixo. Esta é a forma como esse processo flui de cima para baixo.

Essa construção espiritual reflete em nosso mundo material. Isso explica por que este mundo também é dividido na parte interna chamada Israel e na parte externa, as nações do mundo.

Israel formado pelos babilônios que se uniram em torno de Abraão na base do “ama o próximo como a ti mesmo”, aqueles que se esforçaram para se tornar semelhantes à natureza, ao regime geral de vida. Os outros babilônios que não seguiram Abraão são chamados de setenta nações do mundo.

Israel também se divide em partes internas e externas. A parte interna são aqueles que implementam o princípio fundamental descoberto por Abraão definido pelo conceito de “Israel” (Yashar-El), “direto ao Criador”, ou seja, aqueles que se esforçaram em amar o próximo como a si mesmos. Esse estado pode ser alcançado através do estudo da ciência da Cabalá que desencadeia a Luz que Reforma, a Luz que retorna à fonte.

Mas a parte externa de Israel são aqueles que se envolvem em atividades externas, a observância dos mandamentos físicos, sem a intenção de amar o próximo como a si mesmos. Há também uma parte secular de Israel que não segue nem os aspectos internos nem os externos da Torá.

As nações do mundo também têm a sua parte interna, os justos que se esforçam para realizar boas ações, e a parte externa, aqueles que provocam as adversidades e danos. Então, onde está o elemento central que determina como mover toda a humanidade à correção completa, o objetivo final da criação?

É possível avançar à força sob os golpes da natureza que nos guiam, nos dão direção e nos esmagam entre seus mós. Nós vemos que a natureza não tem misericórdia; leis rígidas e imutáveis ​​nos governam. Julgamento e misericórdia governam o mundo. Eles nos empurram a perseguir a meta. O caminho natural do avanço é coordenado pelo programa embutido na natureza, “em devido tempo” (Beito).

Mas é possível se envolver no processo de correção voluntariamente, e avançar mais rapidamente, “acelerando o tempo” (Achishena), escapando assim de golpes e aflições. Tal possibilidade é apresentada à humanidade pela parte interna de Israel que atrai a Luz Circundante, ou seja, por aqueles que estudam a ciência da Cabalá. Só eles são capazes de acelerar o desenvolvimento humano, de modo que todo o mundo atinge a meta da criação por um bom caminho.

É por isso que as pessoas que pertencem a “Israel”, ou seja, ao grupo de Abraão, que são capazes de trazer o mundo inteiro à benevolência, mas não fazem isso, são as que provocam desgraças sobre si mesmas e os outros. O mundo inteiro está sofrendo e as odeiam por isso; eles querem destruí-las, já que a humanidade inconscientemente sente que essas pessoas não cumprem a sua missão, e, pelo contrário, prejudicam outros.

Se o grupo denominado “Israel” agir corretamente, ou seja, atrair a Luz Circundante, a Luz irá fluir através deles para o resto da humanidade. Essa é a meta da criação, uma vez que o Criador se esforça em agradar a todos para que “todos O conhecerão, do menor ao maior deles…”.

Se isso acontecer, o mundo inteiro vai apoiar Israel e as nações do mundo vão estar do lado daqueles que escolheram o caminho da Luz e da aceleração do tempo. Então, aqueles envolvidos no estudo da Cabalá vão adquirir gratidão e apoio de todos. O mundo inteiro vai ajudá-los a alcançar o melhor estado.

Isto é o que Baal HaSulam escreve no final da sua Introdução ao Livro do Zohar. Agora que você sabe sobre isso, a decisão é sua.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 09/11/15, Lição sobre o Tema: “Seleções de Fontes sobre o Tema da Conexão entre Interioridade e Exterioridade na Torá para a Redenção de Israel “

Comente