As Ideologias Antigas Não Funcionam, E Não Há Novas…

laitman_546_03Opinião (Vladimir Kerees, analista político): “Os tomadores de decisão são guiados por uma visão de mundo que existe em sua imaginação e não se baseia na realidade atual. Isso é possível por causa do rebaixamento do nível de consciência das massas. Não faz diferença que fantasias eles nos prometem sobre o ‘ar fresco da primavera entrando pela janela’; é impossível abrir as portinholas num submarino.

“As pessoas não entendem as consequências de suas ações. Não houve nenhuma ideologia na sociedade desde o colapso da União Soviética. Estamos vivendo num mundo de princípios do período vitorioso do Iluminismo; essa era uma ideia de progresso na ciência e na sociedade, de liberdade individual, qualidade de vida e segurança. Não há outras ideias. Mas os velhos princípios liberais funcionam mal: a crise econômica pode se transformar num supercrise, fanáticos estão destruindo a civilização, metade da população da Terra vive na pobreza, e problemas ecológicos estão assumindo uma natureza global. Nós devemos deixar de lado as fantasias das pessoas e avaliar realisticamente o que está acontecendo, sem ilusões.

Meu Comentário: Mas como é possível avaliar de forma realista o que está acontecendo e tomar a decisão certa, se o futuro é oculto? Afinal, no passado, não havia necessidade de consciência, porque tudo mudava apenas de acordo com o desenvolvimento direto (egoísta). Nós, os egoístas, éramos como o nosso mundo.

Mas hoje o mundo está se tornando global, em vez de uma linha reta; é uma esfera redonda onde todos são mutuamente dependentes. Em tal sistema com muitas incógnitas, não podemos encontrar as soluções certas.

A Cabalá nos aconselha a nos transformar para sermos como o nosso próprio mundo, ou seja, integralmente interconectados, e então podemos encontrar as soluções corretas para os problemas que surgem. Mas para nos tornarmos voluntariamente conectados, devemos querer isso. Ou outros problemas surgirão até que guerras reais nos forcem contra a nossa vontade.

De qualquer forma, o mundo está se tornando globalmente fechado, e nós seremos obrigados a alcançar a mesma forma de conexão entre nós.

Comente