Alma E Mente

laitman_250Pergunta: Abraão definiu a nossa realidade como uma combinação de três fatores: mundo, ano e alma, que, em linguagem contemporânea significa “espaço, tempo e consciência”. A consciência é o mesmo que a alma?

Resposta: Mundo, ano e alma (Olam, ShanaNefesh) são os três parâmetros nos quais os seres humanos existem. Não podemos nos imaginar sem eles.

O mundo é tudo o que percebemos ao nosso redor; é por isso que ele muda constantemente. Como o mundo está mudando, nós sentimos a dinâmica de suas mudanças como “ano” (tempo). O órgão com o qual percebemos o mundo é a alma.

No entanto, tudo isso é subjetivo. No conhecimento não há nada objetivo; portanto, a ciência é completamente subjetiva. Se alguém declara que algo existe, ninguém pode argumentar com ele. Qualquer pessoa tem permissão de agir como quiser conforme suas crenças. Isso se aplica- apenas ao processo de cognição de uma pessoa corporal, terrena, dentro dos limites, propriedades e ferramentas que ela tem.

Comentário: Abraão sabia da conexão entre espaço, tempo e consciência. Hoje, os físicos quânticos só começaram a abordar isso. Em outras palavras, Abraão sabia coisas que a humanidade descobriu somente através dos milênios.

Resposta: Desde o tempo de Abraão até hoje, a humanidade continuou ampliando seus cinco sentidos egoístas. Desde então, nem o mundo nem o tempo mudaram.

Agora estamos à beira de fazer a transição para o próximo nível, de modo que a ciência material chegou a sua fase final.

Os Cabalistas se referem a essas questões de forma totalmente diferente. Eles desenvolveram sua supercognição, a fim de mudar a sua percepção da realidade e atingir o nível em que poderiam se elevar acima deles mesmos.

“Elevar-se acima de si mesmo” significa ir além da sua natureza e egoísmo. Isso pode ser feito mediante uma realocação, saindo de si mesmo e fundindo-se com os outros.

A Cabalá nos ensina como desenvolver qualidades que estão além do nosso corpo animal. Se formos bem-sucedidos, a nossa percepção da realidade será totalmente diferente e não estará sujeita às leis materiais.

Assim, nós vamos formar uma abordagem diferente à percepção e estudo do universo construído sobre a nossa capacidade de sair de nós mesmos e continuar subindo. É por isso que “mundo, ano e alma” será substituído por nós por três outros componentes que pertencem a um nível diferente, mais elevado.

Alma e mente são equivalentes. Alma é a parte interna de percepção de um ser humano, seu “eu”. Ela nos permite controlar, diferenciar e operar o que percebemos. Isso é muito importante.

Eu acho que nos aproximamos desse nível. O fato é que há uma conexão entre esse nível terreno de cognição e aquele que é superior ao nosso plano material. Isso é chamado de elo entre a raiz e o ramo. Portanto, nós somos capazes de traçar paralelos entre tudo o que percebemos no nosso nível e o próximo nível, superior e vice-versa.

Toda a ciência avançada do século XX não encontrou uma completa explicação lógica de muitos fenômenos, deixando-os sem solução e obscuros. Nós só vamos encontrar as respostas a todas essas perguntas ao fazer a transição para o próximo nível, superior.

Eu não sei como é possível conectar tempo, espaço e percepção em nosso plano material. Estes três conceitos não são compatíveis. Sua dependência mútua permanece obscura para nós.

Do ponto de vista da Cabalá, a consciência no nosso mundo é todas as sensações possíveis em nosso desejo egoísta. Elas estão encerradas dentro de nós, de modo que o mundo inteiro está dentro de nossa percepção egoísta.

Comentário: Essa é a conclusão tirada por físicos que fazem experimentos com a dupla fenda. Eles realmente entenderam que é a cognição do observador que define o resultado de qualquer experimento.

Resposta: A física, a psiquiatria, a psicologia, e todas as outras ciências materiais acabarão por concordar que o mundo existe somente em nossa mente, e só aí é que nós existimos.

Mas, daí, teremos que dar o próximo passo: expandir a consciência humana e gerenciá-la. Isso nos dará a capacidade de controlar o universo, porque tudo isso está em nossas mentes.

De KabTV “Cabalá e Ciência” 07/10/15