A Solução Para O Terror, Parte 1: A Arma Secreta da Unidade

laitman_943Pergunta: Você diz que o único meio contra o terror é a conexão e a unidade do povo judeu através do método da Cabalá. Isso significa que em vez de soldados precisamos de pessoas religiosas que estudem a Torá?

Resposta: Baal HaSulam explica a diferença entre aqueles que estudam a Torá no sentido religioso comum e aqueles que estudam a verdadeira parte interior da Torá, ou seja, a sabedoria da Cabalá, pela qual corrigem o mundo.

Não se trata de manter as Mitzvot (mandamentos) corporais, mas da principal Mitzva da Torá, que é o amor ao próximo: o amor de todo o povo de Israel. Nosso trabalho principal está na nossa intenção.

Baal HaSulam divide a nação de Israel em indivíduos não-religiosos e aqueles que estão conectados à força superior. Estes últimos são divididos entre aqueles que se ocupam com a parte interior da Torá, ou seja, a sabedoria da Cabalá, e aqueles que se ocupam com as Mitzvot corpóreas.

Quando falamos sobre o método de unir o povo de Israel, falamos apenas sobre a intenção interna, e não sobre as Mitzvot corpóreas.

Pergunta: Você não acha que há uma solução muito mais simples, como fechar Gaza, que irá pôr fim ao terror?

Resposta: Eu não sou um especialista em estratégia militar, mas só sei de uma coisa: mesmo se tivéssemos todas as armas e todo o dinheiro do mundo, e o resto do mundo não tivesse nada exceto o ódio que eles sentem em relação a nós, também não seríamos capazes de viver em segurança.

Afinal, o ódio que o mundo sente em relação a Israel é inflamado desde cima, a fim de guiar toda a criação rumo à adesão com o Criador. Portanto, qualquer ação neste mundo, seja econômica, social ou militar, não vai ajudar, exceto uma: a nossa intenção de unir todo o povo de Israel.

Um grupo que acrescenta a intenção correta de dar satisfação ao Criador, isto é, concretizar o Seu desejo de fazer o bem às Suas criaturas, deve liderar este processo unidade. A fim de fazer isso, nós precisamos nos voltar a toda a humanidade e conectar todos com a força superior, como está escrito: “A Minha casa será chamada casa de oração para todas as nações”.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 05/11/15, Escritos do Baal HaSulam

Comente