A Relação Entre Dois Mundos

laitman_624_07Pergunta: Qual é a relação entre os dois mundos: o espiritual e o físico? É possível influenciar o mundo espiritual a partir do material e vice-versa?

Resposta: O mundo é apreendido através de meus desejos egoístas, quando eu absorvo impressões e informações através de meus cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato.

Tudo o que eu sinto no mundo material, absorvendo ao máximo as coisas agradáveis ​​e rejeitando ao máximo as coisas desagradáveis, passa por meus filtros egoístas e eu as classifico. Eu quero ver apenas o bem, então me distancio de todo o mal, tanto que não posso me identificar muito com o que está acontecendo, porque simplesmente não quero vê-lo.

Mas o mundo superior é construído de acordo com um princípio diferente; eu não atraio para mim o que é bom para o meu ego, mas interajo na direção oposta: eu amo os outros e não a mim; eu saio de mim mesmo para um bom relacionamento com os outros.

Assim eu começo a ver uma imagem completamente diferente em torno de mim; é um mundo completamente diferente! Dizem que é mais elevado porque está acima do meu ego, acima de minha existência atual.

A conexão entre os dois mundos é muito simples: se eu me identifico egoisticamente com tudo, eu sinto que o mundo material, e se eu me relaciono de forma altruísta, eu sinto o mundo superior. Essa conexão existe dentro de mim, eu conecto os dois mundos; tudo está acontecendo só em relação a mim. A sabedoria da Cabalá fala apenas sobre a percepção subjetiva de uma pessoa.

Pergunta: Uma pessoa que vai para o mundo espiritual se desapega desse mundo?

Resposta: Não. Seus habituais sentimentos egoístas e bestiais permanecem nela, e com todos os seus impulsos humanos, ela sai de si mesma para uma conexão com outras pessoas para doar a elas de acordo com a regra geral de “amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Levítico 19:18). E com essa intenção de sair de si mesma, ela descobre um mundo que está de cabeça para baixo.

Pergunta: Isto não parece muito simples para uma pessoa? Afinal, alguém pode dizer: “Eu amo os outros”.

Resposta: É muito fácil dizer isso. Quando ela tentar ver o mundo superior, vai entender que isso é simplesmente impossível de fazer, exceto de acordo com um sistema específico de trabalho num grupo particular, com um apoio claro de acordo com determinados livros e um método especial. Além disso, é necessário certo número de anos.

Então, alguém que diz: “Qual é o problema com você ?! Eu amo todo mundo!”, está profundamente equivocado. Esse é um erro humano.

Da Lição de Cabalá 27/10/15