A Redenção Do Primogênito

laitman_605A Torá, “Números” 18:15-18:16: Tudo que abrir a madre, e toda a carne que trouxerem ao Senhor, tanto de homens como de animais, será teu; porém os primogênitos dos homens resgatarás; também os primogênitos dos animais imundos resgatarás.

Os que deles se houverem de resgatar resgatarás, da idade de um mês, segundo a tua avaliação, por cinco siclos (shekels) de dinheiro, segundo o siclo do santuário, que é de vinte geras.

Tudo o que nasce primeiro pertence ao nível superior, ao sacerdote (Cohen). Um sacerdote é o nível superior que se destina a trabalhar apenas com a intenção a fim de doar. Portanto, a pessoa que possui o gado deve dar o primogênito do gado e sua primeira colheita ao sacerdote.

Se a pessoa tem um filho primogênito, ela deve resgatá-lo do sacerdote. Hoje, quase não observamos essa condição, porque não sabemos ao certo quem é um sacerdote e quem não é. Não há templo, a terra não é santa, e não estamos num estado de “ama o teu próximo como a ti mesmo”. Então, essas leis são praticamente inexistentes agora.

Mas há pessoas que ainda realizam essas condições. Por exemplo, quando eu tinha trinta anos, eu me resgatei do sacerdote. Afinal, é dito que uma pessoa cujos pais não a tenham redimido deve fazê-lo sozinha, se possível. Ela compra cinco grandes moedas de prata, que ela pesa e dá ao sacerdote. Desta forma, ela se redime do sacerdote.

Mas, de acordo com o trabalho espiritual, isso significa que a pessoa ilumina a parte superior de sua alma para que ela trabalhe apenas com a intenção “a fim de doar”. Ela dá ao sacerdote a força, que ela ganhou por si mesma, a fim de receber do sacerdote a oportunidade de adquirir seus desejos e atributos de doação.

Isso é chamado de santificação. Você dá dinheiro ao sacerdote (em outras palavras, a sua solidez financeira) e recebe dele a força espiritual.

Pergunta: Por que é necessário redimir precisamente o primogênito?

Resposta: O fato é que a redenção do primogênito é a revelação de um nível, e tudo o que se segue é o desenvolvimento desse nível.

Quando você chega ao nível de “receber a fim de doar”, é como se você o abrisse. Depois, há apenas a sua complementação, suas outras realizações secundárias. Isto significa que qualquer coisa que vem depois do primogênito é apenas o cumprimento de adições a ele. A principal coisa é o primogênito. Portanto, essa é também a razão dela herdar de seus pais.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 03/06/15

Um Comentário

  1. Obrigada Rav Michael Laitman, e amigos do Bnei Baruch.

Comente