A Luz De Aarão

Laitman_509A Torá, “Números”, 16:47- 16:48: E tomou-o Aarão, como Moisés tinha falado, e correu ao meio da congregação; e eis que já a praga havia começado entre o povo; e deitou incenso nele, e fez expiação pelo povo. E estava em pé entre os mortos e os vivos; e cessou a praga.

Pergunta: O que significa “Aarão estava em pé entre os mortos e os vivos”?

Resposta: É a linha pela qual Aarão transmite a Luz de Bina às pessoas. Desta forma Aarão protege aqueles que estão dentro de sua Luz; outros não estão protegidos. Com esse limite, ele não lhes dá a oportunidade de chegar mais perto da Luz.

O que significa “e cessou a praga”? Onde a Luz de Aarão está presente, a Luz de Hochma vestida com a Luz de Hassadim também habita; essa condição permite que as pessoas façam a transição gradual para a unidade.

Aqueles que estão abaixo desse nível não retêm a luz interna, a Luz de Hassadim, na qual a Luz de Hochma se veste, e é por isso que veem claramente que não têm o direito de sequer entrar em contato com o que está acontecendo com Aarão. Assim, “cessa a praga”, uma vez que esses desejos não participam no movimento geral.

Eles param de aspirar se elevar porque Aarão fica entre “os mortos e os vivos”, ou seja, desenha a fronteira (Parsa) entre eles. Os desejos corruptos entendem que não podem se conectar com o Criador. Eles estão mortos para a conexão.

É assim que a fronteira do Partzuf é desenhada no lugar do Tabur, o lugar onde a alma comum se divide em duas partes: a que é capaz de se conectar com o Criador (a parte onde Ele se manifesta) e a outra parte que a Luz é incapaz de entrar.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 27/05/15