A Consciência Individual E Coletiva

Laitman_083Pergunta: A mente humana é individual ou coletiva?

Resposta: A consciência é sempre coletiva, mas o nível de conscientização das pessoas do mundo depende de quão profundamente a pessoa está incluída na consciência geral. Todos nós estamos combinados nela numa forma holográfica.

Em outras palavras, por um lado, cada um de nós é sempre uma parte da consciência geral. Por outro lado, a nossa percepção depende do grau da nossa participação nela. Verifica-se que embora por um lado a minha imagem seja holográfica (as chamadas “dez Sefirot”), por outro lado, as dez Sefirot se manifestam em escala individual.

Quando se trata da percepção do nível superior, embora a pessoa já esteja conectada com o universo, o seu nível pessoal, individual, ainda depende da sua participação discreta no holograma geral.

O quadro geral existe desde o princípio. A pessoa penetra no interior de suas vibrações, e conforme a sua conexão com as outras almas que também percebem a mesma imagem, nós nos encontramos no mundo maior e mais genuíno.

No entanto, isso só pode ser sentido dentro de nós. Nós nunca vamos além dos limites das dez Sefirot.

Comentário: Não há nada exceto o Criador e eu?

Resposta: Não existe um Criador. Ele está em mim. Como resultado, não há nada além de mim.

De KabTV “Cabalá e Ciência” 07/10/15

Um Comentário

  1. Venho estudando a Cabalá, há alguns meses. Infelizmente, sem um acompanhamento, que eu entendo ser um grave limitador, mas antes pouco que nenhum. Mas como o pouco guarda em si o todo… Não sou judeu, aliás, minha base filosófica é o zen budismo e o tantrismo hindu, mas me surpreendo cada vez mais com o que venho estUdando e acompanhando neste site. Há grande similaridade entre as visões da cabalá, o budismo e o tantrismo (similaridades, não repetição). Ao ler nos comentários a resposta “Não existe um Criador. Ele está em mim. Como resultado, não há nada além de mim.”, foi como ouvir um mestre zen ou guru de ‘Vedanta Adwaita’ respondendo (anedoticamente): “Não posso te responder, pois não sei o que significa ‘exceto’?”. O site apresenta um excelente conteúdo e agradeço pelo mesmo. Continuarei acompanhando.

Comente