Um Método Para Conectar O Criador À Criatura

Laitman_931-01Pergunta: O que significa que o AHP do superior cai no GE do inferior?

Resposta: AHP são vasos de recepção e GE são vasos de doação, Hafetz Hesed, que não querem nada, mas estão satisfeitos com o que têm. Keter, Hochma, e a parte superior de Bina são apenas doação sem recpção.

É somente a partir da metade de Bina para baixo que começa o pensamento de como pagar o anfitrião, Keter, pelo prazer que Ele tem dado. Esta é a razão de Bina desenvolver vasos de recepção (Zeir Anpin e Malchut) para que possa receber neles a fim de doar.

Esta é a razão pela qual existe doação apenas até a metade de Bina, e abaixo disso, recepção. A queda significa que não podemos trabalhar com os nossos desejos de recepção sem ter um Masach (tela) sobre eles a fim de doar, e por isso não o usamos. Só depois de receber a Luz que Corrige é que o AHP pode ascender, mas apenas com a condição de que recebermos uma resposta à oração (MAN) do inferior.

Acontece que nós podemos usar nossos desejos de receber apenas a fim de doar aos outros, aos amigos ou ao público. Nós nunca seremos capazes de usar o nosso AHP para o nosso próprio benefício, a fim de alcançar um estado de grandeza. Para que devemos fazer isso? Isso simplesmente não pode ser feito! Nós podemos receber apenas de acordo com o pedido do inferior.

Essa é toda a fórmula “do amor das criaturas ao amor do Criador”. Só porque nós queremos receber um pedido das criaturas e queremos doar-lhes é que temos a oportunidade de deleitar o Criador e sentir amor por Ele. Esta é uma ação: a recepção da oração delas chamada “o amor das criaturas”, e o pedido que é se eleva para o cumprimento dessa oração chamado “o amor do Criador”. De acordo com essa fórmula, a ação é imediatamente cumprida.

O público nos dá suas deficiências de doação. Embora eles clamem “dê-nos pão!”, nós devemos traduzir este pedido para deficiências espirituais. Ao mesmo tempo, devemos gradualmente ensinar as pessoas e levá-las às necessidades espirituais. Como está escrito, “Pois todos Me conhecerão, do menor ao maior”. Isso significa que devemos ensinar o público que todas as suas deficiências, em última análise, devem ser o desejo de chegar à doação ao Criador. Então, vamos receber o seu pedido correto e elevá-lo. Isto significa que “o amor das criaturas” se conectará através de nós “ao amor do Criador”.

Este é todo o sistema. Esta é a única ação pela qual nós realizamos correções. Três componentes são necessários para esta fórmula. O inferior é o público, nós estamos no meio, e o superior é o Criador. Portanto, é impossível apenas estudar Cabalá e realizar a correção. É em conjunto ou a morte. A pessoa é chamada de Adam, aquele que se assemelha ao Criador (em hebraico). Como podemos nos assemelhar a Ele?

Nós devemos acreditar que o Criador é apenas uma força boa e benevolente, e essa é também a forma como devemos nos relacionar com o mundo inteiro. Nós somos os únicos que podem ajudar as pessoas a alcançar o bem e, portanto, temos que fazer isso. Esta é a razão de nós recebermos suas deficiências e elevá-las.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 19/02/14, Escritos do Baal HaSulam