Segredos Dos Livros Sagrados

Laitman_137Pergunta: Como é possível entender o que são os segredos da Torá?

Resposta: Se você quiser entender o que a Torá diz, você precisa começar com o estudo da sabedoria da Cabalá. A sabedoria da Cabalá ensina o método de leitura dos livros sagrados. Eles são chamados de “sagrados”, porque foram escritos no nível do mundo espiritual superior.

Assim, para compreendê-los, nós temos que aprender uma linguagem e conceitos especiais para saber o que as palavras “Adam” (homem) e “alma” significam.

Dessa forma, cada palavra e na Torá parecerá completamente diferente. É dito que “A Torá fala na linguagem dos homens” (Sifre Bamidbar 112), ou seja, na “linguagem dos ramos”. Ela usa as palavras do nosso mundo, mas é direcionada às raízes de tudo que está acontecendo, isto é, forças que estão ativas no mundo superior.

A Torá é chamada de sagrada, mas em nosso mundo não há nada sagrado. Sagrado significa separado do nosso mundo. Portanto, durante um casamento, o noivo diz a noiva, “Eis que você sagrada para mim”, ou seja, distinta de todo o mundo e relevante apenas para mim. Nesse sentido, a Torá também é chamada de sagrada porque é relevante apenas para o mundo superior.

Isto significa que, em primeiro lugar, nós temos que aprender a linguagem em que a Torá está escrita. Assim vamos entender todas as suas histórias e ver que estas não são lendas ou história. É um guia especial que nos orienta à percepção correta da realidade. A Torá não está falando sobre eventos do passado distante, mas de forças que atuam sobre nós agora.

Do Programa da Rádio Israelense 103FM, 16/08/15