Para Que As Pessoas Precisam De Deus?

Laitman_182_02Opinião (Freud):“Na base de todos os atos humanos estão duas motivações (instintos): agressividade e sexo. Altruísmo, amizade e amor são alternativas apenas utilitaristas. Uma pessoa está pronta para amar e ser gentil, mas sua motivação subjacente é sempre egoísta. …

“Para os nossos antepassados ​​havia rituais com objetos ou animais, animais sagrados para cada tribo. Um totem era considerado o ancestral primitivo da tribo, o protetor da tribo. Os membros da tribo se chamam de “irmãos e irmãs”. Era proibido para um indivíduo matar um animal sagrado (totem) e comer a sua carne, a punição para isso era a morte. Mas matar e comer juntos é uma graça para a tribo; isso cria um vínculo entre eles e Deus. Com isso, eles adquirem o poder do animal amado. Mais tarde, através dos mitos, as religiões gradualmente mudaram de animais que eram considerados deuses, para pessoas que eram consideradas deuses (o Centauro, a esfinge). Assim também os representantes do mundo cultural pecaram entre si, não pedindo perdão mútuo, mas de Deus. As crenças mudaram para: dizer só coisas boas sobre a morte, comer o “corpo” de Jesus crucificado e beber seu ‘sangue’. …

“Assim, existem três sistemas de ver o mundo:

  1. A fase antiga anti-mística, entre selvagens: através de animais a pessoa atribui a si mesma um poder ilimitado na época em que realiza o ritual, comendo o sacrifício.
  2. A fase religiosa: para entender o mundo e acalmar os medos, medo do mau-olhado, ir a adivinhos, transformar um bastão numa varinha mágica, pedir uma ajuda mágica, algo que tipifica crianças e adultos que não amadureceram, a pessoa renuncia o mundo em benefício dos deuses. Mas ela maneja o mundo com a ajuda de deuses, reza, acende uma vela e contribui para a construção de um templo e similares.
  3. O último sistema de visão de mundo, o científico, é apropriado para uma sociedade madura. Não há lugar para Deus; a pessoa respeita as forças e as leis da natureza, entendendo assim que só pode aprender, explorar e adaptar-se a elas”.

Meu Comentário: A Cabalá abre os olhos de todos para a verdadeira (realista) visão de mundo: que o nosso mundo é apenas o nível mais baixo da verdadeira realização da existência absoluta e eterna.