Para Cobrir A Terra Na Sucá Da Luz Da Correção

laitman_944Pergunta: Durante o feriado de Sucot, a Festa dos Tabernáculos, nós construímos a Sucá, e o elemento mais importante nela é o seu teto. O que essa estrutura simboliza?

Resposta: A estrutura da Sucá e todos os materiais que são usados ​​para construí-la decorrem do método e das medições dos atributos superiores que precisamos despertar em nós mesmos.

O teto da Sucá é recolhido de galhos de árvores para que a sombra num dia ensolarado seja maior do que a Luz, e que a Luz chegue apenas ocasionalmente através dos ramos e folhas.

O teto simboliza o Masach (tela) que nos separa do mundo superior, e a Luz que o preenche. Mas, devido a isso, nós formamos um Masach espiritual dentro de nós. Nós, como que neutralizamos o Masach superior.

O Masach superior é aquele que oculta, e o nosso Masach é aquele que revela. Assim, durante o tempo da neutralização do Masach superior pelo nosso Masach, a Luz começa a iluminar e nos corrigir.

Durante os sete dias, nós gradualmente nos preenchemos com essa Luz, e no oitavo dia, chegamos ao estado de estar completamente corrigidos, o feriado de Simchat Torah (Regozijo da Torá). Isto significa que a Luz da Torá atinge o seu fim único e lógico: o preenchimento do Kli (vaso) da alma corrigida.

Pergunta: Nós sempre falamos sobre a importância de atos espirituais e não de atos físicos. Portanto, por que o seu professor, o Rabash, tratava a construção Sucá de forma tão apaixonada, a tal ponto que verificava se o telhado estava pendurado, sem estar conectado a nenhuma das extremidades e assim por diante?

Resposta: Essa é a forma como a pessoa é. Se algo é valioso para ela, ela se refere a isso com grande consideração, mesmo no menor nível físico.

Se as profundas motivações internas são muito caras para nós, nós mantemos a mesma atitude reverente aos seus símbolos em nosso mundo. Claro que o que mais importa são as correções espirituais. Mas quando a pessoa começa a trabalhar internamente, os símbolos internos tornam-se um incentivo que lhe atrai às ações externas adequadas.

Além disso, o feriado de Sucot é simplesmente um bom e feliz feriado. As pessoas se reúnem numa Sucá, jantam junto, cantam e são felizes.

Chegará um dia em que o mundo inteiro entrará numa enorme Sucá, e todo o mundo será feliz.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 18/06/15