O Maravilhoso Mundo Do Amanhã

Dr. Michael LaitmanA sabedoria da Cabalá é revelada especificamente em nosso tempo porque estamos no ano 5776, que está no final de um período de 6.000 anos de desenvolvimento humano que começou com a primeira revelação da força superior a um ser humano.

Então, vale a pena usarmos o conhecimento desta sabedoria tão rapidamente quanto possível para deixar todos os nossos problemas para trás e alcançar uma vida completamente diferente. Nós vemos como a gestão mais elevada nos influencia e constantemente nos coloca em situações muito difíceis para nos obrigar a refletir sobre a questão: “O que pode nos ajudar a melhorar nossas vidas?”

Baal HaSulam escreveu no artigo, “Introdução ao Livro do Zohar”, seção 39: Agora nós mostramos que a meta desejada pelo Criador para a Criação que Ele criou é doar às Suas criaturas, para que elas soubessem da Sua veracidade e grandeza, e recebessem todo o deleite e prazer que Ele havia preparado para elas…

Então, onde está tudo isso ?! Cada pessoa pergunta: “Onde está esse bem ou, pelo menos, algo que não seja tão ruim assim?” E tudo isso é porque nós existimos dentro de nossos cinco sentidos, dessas limitações, e sem evolução não podemos atingir o que o Criador preparou para nós. Afinal, eles não são projetados para isso. Nós associamos essa vida em que agora existimos com o nosso corpo. Mas esta vida maravilhosa e tudo de bom que está preparado para nós pelo Criador pertence à nossa alma.

Pergunta: Isso é o que se chama “mundo vindouro?”

Resposta: Sim. Mas está escrito: Você vai ver o seu mundo em sua vida (Berachot 17a).

Nós precisamos alcançá-lo aqui nesta vida e neste mundo. Uma pessoa não adquire o próximo mundo após a sua morte; ela o alcança aqui em nosso mundo.

Mesmo agora, nós estamos neste mundo infinito, mas não o sentimos porque nossos cinco sentidos da visão, audição, olfato, paladar e tato nos bloqueia neste diminuto envelope chamado “este mundo”.

Se expandirmos nossos sentidos com a ajuda da sabedoria da Cabalá, a sabedoria da percepção, e imediatamente nos separarmos deste mundo, fora de suas limitações, sentimos o mundo vindouro, ou seja, o mundo que vem como uma revelação. E lá descobrimos todos os prazeres que o Criador preparou para nós.

Baal HaSulam escreveu no Shamati # 75, “Há o Discernimento do Próximo Mundo e Há O Discernimento Deste Mundo”: Existe o discernimento do “próximo mundo”, e há o discernimento “deste mundo”. O próximo mundo é considerado “fé”, e este mundo é considerado “realização”.

Está escrito sobre o próximo mundo, “eles comerão e terão prazer”, o que significa que não há fim para a saciedade. Isto é assim porque tudo o que é recebido pela fé não tem limites. No entanto, o que é recebido através da realização já tem limites, uma vez que tudo o que vem nos Kelim do inferior, o inferior o limita. Portanto, há um limite para o discernimento deste mundo.

A fé é a nova força que adquirimos com a ajuda do estudo da sabedoria da Cabalá. Nós recebemos o poder da fé, uma sensação única que nos ajuda a abrir as fronteiras do mundo e começamos a sentir o que está além dele.

Nós expandimos o mundo da mesma forma que uma criança que sai de seu quarto e vê um vasto mundo: No entanto, o que é recebido através da realização já tem limites, uma vez que tudo o que vem nos Kelim do inferior, o inferior o limita. Portanto, há um limite para o discernimento deste mundo.

Pergunta: De que limites Baal HaSulam está falando aqui?

Resposta: Se nós saímos de nossos cinco sentidos e adquirimos um sentido adicional chamado o sentido de doação, amor, unidade e conexão, com isso passamos para um mundo mais amplo, uma esfera mais ampliada do que aquela em que sentimos nossa vida e existência.

É chamado de redenção quando você sai do âmbito deste mundo, como de uma masmorra ou prisão onde você sente que tudo está pressionando-o, é limitada no tempo e no espaço, e você não pode ser livre de todos os problemas que o esmagam dentro dele, e assim você sai para um mundo espaçoso e maravilhoso.

Do Programa da Rádio Israelense 103 FM, 09/08/15