O Auge Da Globalização Está No Passado?

laitman_202_0Nas Notícias (profile.ru/economics): “A lentidão do crescimento econômico nos países de economia em transição pode levar a problemas econômicos globais. Não muito tempo atrás ninguém poderia imaginar algo assim.

“As exportações chinesas encolheram, a economia russa está em recessão, a Turquia está perdendo a estabilidade econômica, a moeda da Malásia e o Baht da Tailândia caíram, a classificação brasileira caiu para o nível de lixo, Indonésia e África do Sul estão escorregando.

“Dificilmente alguém previu tal processo. Nações com uma economia de transição tinham certeza de que as nações industriais poderiam encontrar compradores para equipamentos, máquinas e veículos. Isto possibilitou que a população jovem da Europa se esforçasse em fazer parte da classe média com um carro, seu próprio apartamento e poupança para a velhice.

“E o oposto, o auge de bens, serviu como uma garantia para o crescimento em países de economia em transição: o volume das exportações brasileiras aumentou, bem como o de petróleo e gás da Rússia. Quando as nações concordam com um fluxo estável de renda da exportação de bens e, por isso não prestam atenção no autodesenvolvimento, os economistas falam sobre a ‘maldição dos recursos’. Déficits estruturais tornam as nações com uma economia de transição vulneráveis. Não há razão delas serem capazes de provocar um novo auge: O pico da globalização está no passado”.

Meu Comentário: Isso não é globalização, mas simplesmente o individualismo utilitarista. Isso sequer “cheira” como globalização. A globalização é a interdependência, e isso será revelado cada vez mais, e não a partir dos magnatas e industriais, mas da natureza em si que vai nos conectar a uma rede cada vez mais apertada e mutuamente dependente. E nós seremos obrigados a entender a nossa oposição egoísta e individualista à natureza global e integral. Vamos ser obrigados a mudar nossa natureza egoísta; este é o próximo estágio do nosso desenvolvimento.