Novos Valores

laitman_538Em qualquer conflito de interesses, de valores diferentes, oferecidos por uma sociedade ou outra, é necessário procurar algo razoável que avance a humanidade. Mas, se anteriormente havia alguns valores científicos, culturais e religiosos para as nações, agora tudo isso está gradualmente desaparecendo.

A instituição da família desapareceu. O que na Europa tinha sido uma fundação: pais, filhos, as gerações mais velhas e mais novas, andando juntos como uma herança de acordo com o princípio “Minha casa – meu castelo”, não existe mais.

Pergunta: Mas tudo isso não poderia ser revivido, renovado de alguma forma?

Resposta: Não, não há mais nada a fazer a respeito; este é um desenvolvimento dialético. Todos os valores anteriores desapareceram e é impossível renová-los ou criá-las artificialmente. Certamente, os políticos e sociólogos entendem isso.

A única coisa que pode ser feita é despertar nas pessoas uma pergunta sobre o sentido da vida. Mas, infelizmente, hoje elas estão num nível transitório de desenvolvimento, de modo que isso não lhes preocupa também. Elas estão simplesmente pensando em como sobreviver.

Isto é o que vemos na Rússia. Em geral o que fazer não interessa as pessoas, a principal coisa é viver com segurança. Mas a luta por uma boa vida está gradualmente desaparecendo. As pessoas não têm forças para lutar por seu lugar ao sol; elas estão se tornando passivas. Assim, as drogas estão gradualmente dominando a humanidade.

Tudo isso vai continuar até que um novo desejo apareça nelas que irá gradualmente despertá-las de seu sono de questionar o sentido da vida.

A história conhece muitos desses períodos, como a Idade Média, quando era necessário que uma nova forma emergisse e durou muito tempo. Este período não durará por muito tempo agora, porque as pré-condições por algo novo já estão aparecendo. Mas nós temos que passar por esta fase de transição de valores antigos para os novos.

De KabTV “A Última Geração” 19/08/15