Como Despertar O Povo De Dura Cerviz?

Laitman_002Pergunta: Você pede que o povo se una, mas eu vejo que ninguém está interessado. O que pode ser feito se ninguém quer ouvir isso? Como podemos despertar as pessoas?

Resposta: Não é à toa que o povo de Israel é chamado de “povo de dura cerviz (obstinado)” (Êxodo 33: 3) na Torá. Mas não há escolha, nós temos que continuar, porque se não nos unirmos voluntariamente, vamos ser empurrados pelo sofrimento. E nós não queremos atrair mais sofrimento para nos obrigar a abrir nossos ouvidos e corações.

Vamos tentar convencer as pessoas a ouvir antes. A ciência Cabalística diz que a unidade é a base da formação do nosso povo, o segredo da natureza e sua lei primária. Toda vez que ouvimos falar de outro ataque terrorista, é preciso pensar que é especificamente nós que o despertamos e causamos pela nossa separação.

A Cabalá ensina: “Ame o próximo como a ti mesmo” (Levítico 19:18) e “O que é odioso para ti, não [faça] ao teu próximo” (Shabbat 31a) e “Todos de Israel são amigos” (Talmud Yerushalmi Hagigah 3:6), e essas não são apenas palavras bonitas.

É difícil para nós realizar isso porque a separação, distância e a repulsa mútua reinam entre nós. Mas especificamente por causa disso nós temos que trabalhar nela, corrigi-la em nós mesmos e no mundo inteiro.

Do Programa da Rádio Israelense 103FM 11/10/15

Um Comentário

  1. Agradecida por esclarecer

Comente