Cabalá E Matemática

laitman_219_01Pergunta: Um dispositivo de matemática científica torna possível descrever com precisão e de forma adequada a nossa realidade. Por exemplo, a eletrodinâmica quântica descreve as propriedades de um átomo com uma precisão fantástica através de um método matemático.

A Cabalá pode explicar a adequação e eficácia do aparato matemático? Muitos matemáticos e físicos teóricos pensam que a matemática em si é uma realidade separada.

Resposta: A matemática não falar diretamente sobre coisas; por outro lado, é uma disciplina muito concreta. É realmente impressionante! Em outras palavras, a matemática é uma linguagem que combina com absolutamente todas as ciências.

A sabedoria da Cabalá, na prática, também é construída sobre cálculos de alturas, níveis e graus semelhantes à gradação de cargas eletrônicas, fótons, etc. Na Cabalá, tudo é construído sobre as unidades de energia que se misturam constantemente e entram em contato uma com a outra, se conectam e desconectam. Como resultado, isso cria nos observadores (nós) a sensação deste mundo.

É por isso que a matemática serve como base para a Cabalá. Por um lado, a palavra “Sefira” significa “brilhar”, mas, por outro lado, pode ser traduzida como “calcular”. Portanto, na Cabalá, como em todas as outras disciplinas, tudo é construído sobre cálculos. É impossível continuar sem cálculos.

A Cabalá usa uma terminologia que parece emprestada da psicologia, filosofia e até mesmo de contos de fadas: como uma transformação misteriosa com a onda de uma varinha mágica.

Na verdade, é apenas uma descrição conveniente de uma transformação de determinados materiais em outro, um exemplo da transição entre diferentes níveis, etc., porque tal linguagem é mais concisa e clara para os cientistas. No entanto, se for traduzida numa linguagem matemática, uma frase pode se transformar num grande livro.

A Cabalá não se relaciona com a Torá como uma narração normal (história). Por exemplo, se ela diz, “Moisés pegou algo e foi a algum lugar…” denota certo nível de energia em que sensação humana aumenta de um nível para outro. A mudança das propriedades de uma pessoa começa a se expandir na descrição de algo realmente grande.

Às vezes, a fim de resolver um pequeno problema matemático, é necessário escrever um livro que apresenta o problema de uma forma que os leitores entendam qual é o problema. O mesmo se aplica aqui.

É por isso que na Cabalá o dispositivo matemático não é óbvio ou claro. A Gematria (valores numéricos de letras e palavras) é uma história diferente. Quando um homem comum ler livros que são exclusivamente baseados na linguagem da Gematria, ele não vai entender nada, assim como não consegue entender a matemática superior.

De KabTV “Cabalá e Ciência” 07/10/15