Alma Eterna

Laitman_509A Torá, “Números”, 15:30-15:31: Mas a alma (pessoa) que fizer alguma coisa temerariamente, quer seja dos naturais quer dos estrangeiros, injuria ao Senhor; tal alma (pessoa) será extirpada do meio do seu povo.

Pois desprezou a palavra do Senhor, e anulou o seu mandamento; totalmente será extirpada aquela alma (pessoa), a sua iniquidade será sobre ela.

Pergunta: O que significa “aquela alma será totalmente destruída”?

Resposta: É impossível extirpar a alma, afinal de contas, essa é a descoberta da característica de doação, amor, a Luz numa pessoa.

Se tornarmos o nosso desejo egoísta semelhante à Luz, a força superior, essa característica de doação e amor começa a perceber a Luz Superior e ser preenchida com ela conforme a equivalência mútua, e isso é chamado de alma. Desta forma, nós podemos nos conectar com o Criador, com a Luz.

Nossa função principal é certificar-se que todos os nossos desejos, intenções, pensamentos e sentimentos internos, que agora estão separados, se reúnam sob a mesma intenção solitária de doação e amor fora de nós mesmos.

Assim, conforme eles estão unidos e conectados dentro de nós, nós criamos dentro de nós um objeto chamado Criador e O sentimos dentro de nós. A característica de amor e doação que essa pessoa pode criar dentro de si mesma é o Criador.

Pergunta: Portanto, por que se diz que se “a alma (pessoa) fizer alguma coisa temerariamente… será extirpada, a sua iniquidade será sobre ela”?

Resposta: Se uma pessoa estava numa altura espiritual ou teve a possibilidade de subir a esta altura, mas fez o oposto, ela desce, desce desta altura. Disso resulta que a alma anterior é aparentemente extirpada e deve produzir isso de novo, mas já em outro nível superior. Assim, a descida é necessária.

Em cada fase você deve cair do nível anterior e subir para um nível superior.

Quando nós lemos a Torá, vemos como as pessoas cometeram erros o tempo todo. Pode-se perguntar: elas não aprendem nada?! Mas elas devem cometer pecados; devem descobrir os venenos de seu egoísmo dentro delas uma e outra vez, depois corrigi-los, e subir ainda mais.

Junto com isso, elas devem ser felizes com a sua descida! Como se diz, “Um Tzadik (justo) cairá mil vezes e se levantar” (Provérbios 24:16). Este é o nosso caminho.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 13/05/15