A Pergunta Sobre A Vida E A Resposta

laitman_214Nossos sábios disseram: “O estudo do sagrado Zohar anula todos os tipos de desastres”. No livro, Sha’arei Yisrael, é afirmado: “As palavras e fala do sagrado Zohar conectam a pessoa a Ein Sof, bendito seja Ele”.

E o Rav Yitzhak Safrin de Komarno escreveu o seguinte: “Se o meu povo me ouvisse durante os passos do Messias quando o mal e a heresia aumentam, eles se esforçariam todos os dias para estudar O Livro do Zohar e as alterações das cartas de Rabi Nachman e anulariam todos os decretos do mal e atrairiam abundância e Luz”.

Como pode ser que um livro possa livrar a humanidade de todos os seus problemas e cada indivíduo de seus problemas pessoais relacionados com a saúde, família, filhos, dinheiro, cultura e comportamento, e as relações entre pessoas, países e nações?

Isso desperta muitas perguntas. Como pode O Livro do Zohar resolver todos os nossos problemas ambientais com a natureza inanimada, vegetal e animal, ou seja, desastres ambientais e as alterações climáticas que estamos começando a sentir cada vez mais agora?

Os Cabalistas de todas as gerações apontam especificamente O Livro do Zohar como tendo o poder de organizar o mundo inteiro, de restaurar a harmonia e a paz, de nos transformar em pessoas totalmente diferentes que se relacionam entre si com benevolência, de nos libertar de todo o mal e de todas as guerras. Ele é capaz de fazer a paz entre as pessoas e também dentro da própria pessoa, dentro da sua família, dentro da nação, entre partidos rivais, e de resolver todos os conflitos internos e internacionais, e também de corrigir o clima.

Ele pode dar uma resposta sobre as questões de uma pessoa como: “Qual é a razão da minha vida?” “Para que eu estou vivo?” Aparentemente este é um problema sutil e nós não queremos reconhecer que essas questões nos atormentam. Mas, na realidade, especificamente todos os problemas da sociedade moderna são derivados disso, ambos os problemas pessoais e sociais. Não está claro para nós para que estamos vivos e o que precisamos alcançar na vida. Nós estamos à procura e buscamos alguma coisa o tempo todo, usando um ao outro como exemplo, mas, basicamente, ninguém sabe o que fazer.

Isto acontece com todos. Há aqueles que ainda não entendem isso, mas também encontram o mesmo problema. Inconscientemente, essa questão “belisca nosso cérebro e nos derruba”. Portanto, nós nos opomos a ela e fazemos coisas estúpidas. Nós simplesmente tentamos fugir dessa questão de algum modo até “termos êxito em fluir nos rios da vida como ontem”.

Isto significa que queremos continuar com tudo sem mudanças, hoje como ontem e amanhã como hoje; a principal coisa é não pensar que toda a nossa vida passa por nada e em vão e nada acontece além da vida comum. A própria vida está cheia de ocupações que não trazem qualquer benefício e só causam danos um ao outro.

Depois de milhares de anos de desenvolvimento da humanidade, da sociedade e da civilização, nós finalmente chegamos a um processo único, um marco único. A humanidade está começando a descobrir a pergunta: “Por que estou aqui?” Essa pergunta começa a ser despertada em cada pessoa e em cada sociedade. É impossível escondê-la mais. Nós devemos descobri-la e respondê-la porque ainda não somos capazes de fugir dela.

Portanto, nós estamos destinados a enfrentar grandes desafios. Afinal de contas, de acordo com a nossa natureza, nós ainda queremos fugir dessa questão, fingir que ela não existe, e continuar a viver como antes. No entanto, essa questão é despertada em cada pessoa, “amargando sua vida”, e inconscientemente ela tenta fazer tudo para não sentir isso. A crise que estamos começando a sentir em nosso tempo é projetada especificamente para nos impedir de fugir dessa questão e procurar uma resposta para ela.

Mas a humanidade não será capaz de encontrar sozinha a resposta para a pergunta. Ela vai descobrir que a resposta se encontra dentro de nós, dentro daqueles que estudam a sabedoria da Cabalá e ela virá até nós com demandas. A humanidade virá até nós com todos os seus sentimentos amargos e vazios e vai exigir uma solução de nós. Em outras palavras, eles vão apresentar uma conta para nós, vão alegar que estão sofrendo por causa de nós, e que nós somos os culpados pelas coisas ruins que ocorrem com eles!

Juntamente com o despertar da pergunta sobre o propósito da vida, as pessoas vão sentir que especificamente nós temos uma resposta e parece que nos a escondemos delas, ou seja, estamos impedindo-as de alcançar uma vida boa, feliz e completa. Na verdade, é nossa obrigação revelar a resposta a ela e ser os líderes desse processo. Nós recebemos o desejo de descobrir a pergunta da vida e a resposta para ela de cima.

Da Convenção Mundial do Zohar, Dia Um 05/02/14, Lição 2