A Invenção Mais Prática

Dr. Michael LaitmanPergunta: Eu entendo que é necessário estar integrado a um grupo e dirigir todos os meus pensamentos lá. Mas onde é possível obter a força quando sou jogado para fora desse estado? O que pode ser feito para que eu tenha essa força?

Resposta: A melhor coisa que eles inventaram em nossos tempos é um ambiente que possa me estimular de alguma forma.

Fora isso, é possível usar um despertador ou telefone celular que ligue automaticamente, desperte e rode músicas ou canções. No entanto, a principal coisa é os amigos que se comunicarão comigo de vez em quando e começarão a estar interessados no que estou fazendo. Eu realmente não quero responder a eles, mas sou forçado a manter a conversa, e isso me tira de um estado ruim.

Somente o ambiente nos salva. Em geral, o que existe no universo? Sou eu ou o mundo. Isto significa que se eu não faço isso, o mundo faz.

Portanto, quando eu sinto vazio, relaxamento, confusão, falta de inspiração e de espírito elevado, não ouço ou não me lembro do que aconteceu ontem, isso significa que é necessário preencher isso com a grandeza do grupo e o Criador.

Onde é possível obter esta grandeza? É precisamente aqui que eu posso verificar quanto estou conectado com o grupo, quanto devo algo a eles.

Suponha que eu esteja com febre. Eu não me sinto bem e no quarto ao lado uma criança está chorando. Será que eu me levanto ou não? Eu me levanto. Eu vou até ele? Sim. Eu faço tudo que for necessário? Sim. Eu gradualmente me recupero? Sim. O que posso fazer? É minha obrigação.

Eu me conectei a um grupo da mesma forma que com as minhas obrigações para com ele? Afinal, eu não tenho que me levantar, ir para a cozinha e ajudar os amigos de alguma forma? Eu me levanto de manhã para vir para a lição e me sento lá, mesmo que esteja realmente dormindo? Eu estou falando sério! Eu mesmo passei por tudo isso. Sem isso, nada vai dar certo! Como dizem, “O médico diz para operar, por isso é necessário operar”.

O mesmo ocorre com o grupo. Eles estão me puxando até eles pela orelha? Eles estão me puxando para fora do pântano? Eles devem fazer isso se eu assinei um acordo com eles. Caso contrário, por que estamos juntos? É só por isso. Isso é também o que está escrito: “Um prisioneiro não se livra sozinho da prisão”(Berachot 5b). É apenas o grupo, o ambiente, a força do ambiente.

Eu devo ser obrigado a um grupo como sou ao meu bebê, o qual eu cuido mesmo quando estou me sentindo mal, e o grupo, por sua vez, deve cuidar de mim como cuidariam de um bebê, mesmo que eu desapareça do seu campo de visão, “Algo aconteceu com ele; ele parece muito tranquilo”. É necessário se preocupar assim, como os pais estão preocupados com seus filhos.

Se não construirmos relacionamentos como esses, nada dará certo! Nós passamos por todas estas situações apenas para que fortaleçamos a conexão entre nós.

Da Semana Mundial do Zohar “Convenção de Educação Integral”, Dia Três, 04/02/14, Workshop 5