A Economia Mundial: No Limiar De Mudanças Drásticas

Laitman_182_02Pergunta: Como a transição de valores materiais prévios para novos valores influenciará a economia mundial?

Resposta: Eu acho que na situação atual, a economia vai gradualmente se esgotar. Além disso, não é a economia em si, mas a atitude das pessoas em relação a ela. Hoje nós vemos a vida e o mundo mudando, tornando-se mais passivos.

Portanto, a economia do consumo desenfreado vai se tornar uma economia de prover para sua existência pessoal. A humanidade vai parar de correr atrás de grandes realizações materialistas e riqueza.

Eu vejo como grandes massas de pessoas estão se tornando cada vez mais passivas. Nós vemos isso na Rússia e nos EUA. Na Rússia, elas concordam com a política de uma existência relaxada em terras privadas; nos EUA elas concordam com as políticas mais socialistas em relação ao plano nacional de seguro de saúde e todo o resto. Ou seja, nós chegamos a um estado em que, após a transição para um novo estágio, o desenvolvimento racional irá prevalecer. Nós entendemos que nada do passado, nem a riqueza, nem respeito, nem ciência, nem arte e nem mesmo a religião (porque não existem religiões hoje, é tudo apenas a política de controle) pode nos levar a qualquer lugar. O que resta é apenas uma realização do sentido da vida, porque a humanidade já passou por tudo o resto.

E assim, a economia certamente vai mudar. Ela será sustentada, desenvolvida e transformada externamente apenas porque temos que preencher nosso corpo (o nível da besta), ou seja, alimentar e vestir normalmente a todos. Enquanto que, tudo o que está se expandindo hoje em todas as direções como uma bolha de sabão vai se esgotar e desaparecer porque estamos levando o mundo a um estado de crise.

Pergunta: Portanto, a economia vai estourar como uma bolha de sabão?

Resposta: Ela vai encolher porque é supérflua! Ou será substituído por uma guerra mundial ou o isolamento das pessoas. Se evitarmos a guerra de alguma forma, a indiferença das pessoas para com algo novo irá gradualmente obrigar a economia a ceder. Nós vemos o que está acontecendo hoje: ninguém precisa mais da vasta tecnologia de fabricação chinesa e japonesa. Tudo irá gradualmente ceder, e as pessoas vão perder o interesse no consumo.

E este é um processo natural de desenvolvimento dos desejos humanos internos que estão se movendo do consumo material para algo novo. Nós já experimentamos o aumento do interesse pela ciência e cultura; eles não preenchem com nada agora, não dão sentido à vida. E sem isso, tudo o que resta é drogas ou guerra e outras decisões extremas, ou a saída para um novo nível, um novo nível de existência; ou seja, é necessário dar às pessoas a possibilidade de ver que realmente há uma saída. Ela existe.

Em última análise, uma demanda interna por isso aparece porque está se desenvolvendo desde dentro; a pessoa vai começar a perguntar: “Qual é o sentido da minha existência? Se não há nenhum significado, é lamentável eu ter nascido…”.

Continua…

De KabTV “A Última Geração” 19/08/15