Sofrimento Oculto = Prazer Revelado

laitman_564Pergunta: Baal HaSulam escreve na “Introdução ao Estudo das Dez Sefirot“: “E nós já aprendemos que a questão da revelação da face, inevitavelmente transforma cada dor e tristeza que veio durante a ocultação da face em prazeres maravilhosos…”.

Como a tristeza é transformada em prazer se ela aconteceu no passado? Talvez o mesmo filme seja rodado para nós de novo?

Resposta: Suponha que você tem uma dor de estômago e não pode comer nada, porque tem dores terríveis pelo alimento. Na frente de você há uma maravilhosa e requintada comida, mas você fica doente apenas ao vê-la.

Depois que o seu estômago fica curado, você pode desfrutar todas as delícias. Antes de corrigir seu problema, era ruim para você quando você olhava para as delícias, e agora você desfruta olhá-las.

Segue-se que o problema não estava no preenchimento, mas em si mesmo, nos seus Kelim. O preenchimento não lhe causou qualquer dano. A presença do preenchimento o incomoda, mas, por si só, ele não era ruim. Pelo contrário, o mal estava em sua doença.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 05/03/14