Sobre Os Golpes Do Passado E Do Futuro

Laitman_043Pergunta: Vários pesquisadores do antissemitismo moderno referem-se ao fato de que a Torá chama a nação de Israel de escolhida e nação santa, o que é difícil de engolir para aqueles que procuram uma correção em igualdade…

Resposta: Não é que a Torá nos diga essas coisas; além disso, a nação de Israel não as exibe ou proclama como sua fundação. Muitos não sabem disso, mas isso não diminuiu a intensidade de seus sentimentos.

Nós estamos realmente lidando com a força encontrada na natureza, em nossos desejos humanos. Mesmo as pessoas que não sentem nada pela nação de Israel e que não sabem nada sobre as suas raízes, ainda sentem esse ódio. Isso decorre da sua própria natureza, e não há nada que possamos fazer sobre isso. Os vasos do desejo de receber naturalmente odeiam a doação e a verdadeira conexão que a Torá fala.

Nós não sentimos ódio contra isso, mas resistência. A doação ainda pertence a nós e não a qualquer outro povo. Aqueles que não se sentem parte dela a odeiam de tal forma que estão realmente prontos para destruir, matar e eliminá-la.

Nada é mais natural do que isso. Esta é realmente a razão de Esaú querer matar Jacó, mas não pôde fazê-lo porque a imagem inconsciente de Esaú numa pessoa é o pensamento de que sem Jacó não sobreviverá. Nós vemos na Torá que é impossível gerir o mundo sem uma fonte de doação. Mas o desejo de destruir ou subjugar e de dobrar o atributo de doação ainda arde na pessoa, especialmente agora.

Nós podemos nos perguntar como isso é possível no século XXI. As pessoas não entendem que uma nova era está começando, que exige que a nação de Israel realmente atue. Anteriormente foi assim. Apesar do ódio das outras nações, ela não era realmente obrigada a cumprir a correção, mas ainda assim passou por terríveis sofrimentos.

Só recentemente não temos sofrido por um curto período de tempo, porque o Criador nos permitiu voltar à terra de Israel e determinar que estamos aqui para iniciar a correção. Mas o período inicial de nosso retorno a esta terra acabou. Baal HaSulam nos diz sobre isso no Um Discurso para a Conclusão do Zohar”, dizendo que nos foi dada a oportunidade e agora, se a nação de Israel não cumprir realmente a sua correção, todos os sofrimentos que temos passados vão parecer nada em comparação com os novos sofrimentos que virão.

É porque nós nunca estivemos num estado em que tivemos de cumprir a correção após o exílio da nação de Israel, e assim a conta com esta nação vai ser muito difícil. Todos os golpes que recebemos antes eram só para nos impedir de se conectar com as nações do mundo, para que não nos esqueçamos. Eles nos ajudaram a permanecer separados e nos proteger, para que possamos ser capazes de voltar à correção que virá mais tarde. Mas aqueles também foram golpes terríveis.

Agora, no entanto, eles virão de uma fonte totalmente diferente. Nós temos que entender que é nosso dever levar a mensagem da correção ao mundo. Afinal, em última análise, a quem devemos culpar. Outros ainda não sabem disso, enquanto nós sabemos, e por isso teremos de cumpri-lo. Se adormecermos, todos os golpes do mundo vão estar em nossa consciência.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 02/03/14, Escritos do Baal HaSulam