Refugiados: Parte 1 – O Que Vai Acontecer Com A Europa?

laitman_424_02O Veredito Sobre O Espaço Pessoal

Pergunta: Por que o fluxo de refugiados para a Europa tornou-se especificamente tão grande agora?

Resposta: Uma situação muito especial se desenvolveu hoje com o mundo inteiro assumindo uma nova forma global. As fronteiras estão cada vez mais tênues, o Estado é prejudicado, e todas as formas de divisões setoriais estão morrendo. Tudo está se misturando, todo mundo está se fundindo com todos os outros e sendo intercalados entre todos em termos de espaço vital.

Nós teremos que dar sentido a esse novo formato e entender como viver com ele a partir de agora. Antes, o cânone aceito era o de uma única nação, vivendo num único local com a sua própria religião, suas próprias leis e cultura, com a sucessão de gerações, e assim por diante. Mas agora nós estamos no limiar de um mundo que não se parece em nada com o anterior. Todos os limites e limitações estão desaparecendo.

É muito desconfortável e assustador. “Eu não quero viver num mundo assim. Eu espero que os meus filhos estejam mais bem preparados para isso”. É assim que pensa uma pessoa que cresceu em condições totalmente diferentes.

E, de fato, como alguém aceita a perda de seu próprio recanto, a perda de um espaço livre nesta terra só para mim?

Seria bom eu me desligar no meu próprio quarto, equipado com tudo o que preciso para que não houvesse necessidade de ir para fora. Lá, eu me sinto seguro com ninguém ao meu redor e ninguém invadindo meu espaço pessoal.

Mas mesmo essa fuga parece inatingível. As pessoas não ficarão sequer com 10 metros quadrados próprios. Por quê? Porque temos que mudar nossa natureza. Eu preciso realmente sair do meu egoísmo, dos meus limites internos, e desse cubo nas profundezas da consciência que me parece como meu próprio quarto pequeno que é inacessível para qualquer outra pessoa. Isto é o que vai ser tirado de mim.

De KabTV “Uma Nova Vida” 27/08/15